Câmara quer combater ignorância de conimbricenses

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-05-2017

Um número significativo de conimbricenses aceitou o convite da Câmara Municipal de Coimbra para uma visita guiada à Manutenção Militar de Coimbra, espaço onde irá funcionar o futuro Centro de Documentação e Estudos da Cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

20170520_150734

Os visitantes que aproveitaram esta manhã de sábado para conhecer ou rever o edifício tiveram o privilégio de serem guiados pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, pois, como sabem os que lidam mais de perto com o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, este é um profundo conhecedor da história do nosso concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além de terem tido a oportunidade de apreciar documentos preciosos do espólio da Câmara Municipal de Coimbra, como o original da Lei das Sesmarias, de D. Fernando, ou um traje de vereador do século XIX, entre outros, os que participaram na iniciativa ficaram a conhecer muitos segredos revelados pelo entusiasmado autarca da cidade.

Manuel Machado conta a história da reversão do edifício do Exército para a Câmara e revela o que será o Centro de Documentação e Estudos da Cidade de Coimbra que servirá para “combater a ignorância”:

PUBLICIDADE

Recordamos que o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, recebeu,  no dia 16 de maio, as chaves da Manutenção Militar das mãos do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello.

Um ato simbólico que tem por base a entrega da posse da Manutenção Militar, à Câmara Municipal de Coimbra. Deste modo, dá-se cumprimento ao que ficou estipulado numa escritura celebrada em 3 de agosto de 1899, entre a CMC e o então Ministério da Guerra. Nesse documento manuscrito pode ler-se que “reverterão para a Câmara o edifício e terreno que ficarem na posse do Ministério da Guerra se deixarem de ser aplicados para a sucursal da Manutenção Militar”, aplicação que, como é do conhecimento público, deixou de existir há alguns anos.

manutenção militar

De novo na posse do Município de Coimbra, perspetiva-se para a Manutenção Militar um futuro promissor, já que Manuel Machado teve a feliz ideia de aqui instalar  o futuro “Centro de Documentação e Estudos da Cidade de Coimbra”. Um projeto que será incluído no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, apresentando um valor elegível previsto de 3,6 milhões de euros.

Veja mais imagens no Facebook de Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE