A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai deliberar, na reunião de 22 de abril, a proposta de integração de dois imóveis municipais no Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado em Reabilitação Urbana – Coimbra Viva I. A operação será realizada sob a forma de aumento de capital, através da subscrição em espécie de unidades de participação no valor global de 646.500 euros, não implicando fluxos financeiros diretos.
Os imóveis adquiridos pelo Município de Coimbra em novembro do ano passado, com o objetivo de promover a reabilitação urbana da Baixa de Coimbra e a criação de residências para estudantes, localizam-se mais concretamente na Rua João Cabreira, nºs 26 a 28, com 178 m², e um outro na Rua da Nogueira, nºs 1 a 3 e 5, com 680 m².
A proposta da FundBox, S.A., entidade gestora do fundo, prevê que a integração destes imóveis permita a ampliação de projetos de alojamento estudantil em curso, nomeadamente através da ligação entre os edifícios da Rua da Nogueira e o desenvolvimento conjunto com edifícios adjacentes na Rua João Cabreira. A operação viabiliza ainda a criação de uma praça interior no Quarteirão da Nogueira, promovendo espaços de convívio e revitalização urbana, conforme previsto no Documento Estratégico para a 1ª Unidade de Intervenção da Baixa de Coimbra.
PUBLICIDADE
A operação não implica fluxos financeiros diretos, tratando-se de uma permuta de imóveis por unidades de participação no fundo, mantendo-se o Município de Coimbra como o principal investidor, sendo que à data de 31 de dezembro de 2024 detinha cerca de 73% de participação no capital do Coimbra Viva I.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE