Câmara oferece Parque Verde ao “conjunto de acrescentos” chamado Itália

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 05-06-2017

É a primeira vez que Manuel Machado afirma claramente o que deu a entender em outubro de 2016: O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra vai mandar demolir o restaurante Itália, situado no Parque Manuel Braga, oferecendo aos arrendatários do espaço a possibilidade destes ocuparem um lugar nos renovados edifícios ” das docas” do Parque Verde.

PUBLICIDADE

itália a

Não se sabe se os “italianos aceitam a oferta para se instalarem no Parque Verde, mas, mesmo que isso não aconteça, o líder municipal garante que o Itália vai ser demolido, o que, segundo autarca, já devia ter acontecido, é imperioso deitar abaixo aquele “conjunto de acrescentos que é uma coisa imprópria,  que não tem condições”.

PUBLICIDADE

publicidade

Ouça tudo o que foi dito sobre o Itália e o Parque Verde:

PUBLICIDADE

A confirmação de tudo o que NDC tem publicado verificou-se hoje, 5 de junho, quando executivo municipal de Coimbra aprovou (por unanimidade, sem e a presença do vereador Carlos Cidade) o projeto de execução da Ampliação dos Edifícios de Restauração integrados no Parque Verde do Mondego (Ver notícia noutro local).

O concurso para a concessão dos espaços, que já foi autorizado pela Assembleia Municipal de Coimbra, apenas será aberto pela Câmara Municipal de Coimbra após a conclusão das obras.

O novo Parque Verde

O novo Parque Verde

Recordamos, que, em Março, Notícias de Coimbra teve acesso a um documento onde se pode ler que a Câmara Municipal de Coimbra vai mandar demolir o edifício onde funcionar o restaurante Itália.

A demolição desta “gaiola” acontecerá no âmbito do projeto de requalificação do Parque Manuel Braga.

A projeto que mudará o Parque Manuel Braga está a cargo da empresa  Aqualogus, com sede no Parque das Nações em Lisboa.

A ordem da CMC vai no sentido da “demolição de todo o edificado afeto ao edifício de restauração Itália”.

itália

 

Em outubro, Notícias de Coimbra tinha antecipado este cenário, no final da Assembleia Municipal de Coimbra onde foi dada liberdade à Câmara Municipal de Coimbra (CMC) para concessionar os estabelecimentos comerciais do Parque Verde.

Nessa data, Manuel Machado, admitiu que podia entregar o negócio a eventuais interessados, por negociação directa, colocando de lado o concurso público, que, como se sabe, ainda não se realizou, pois a edilidade só hoje aprovou o

Na altura, o Presidente da CMC  deu a entender que “é provável que haja que um estabelecimento comercial que tenha de ser transferido do sítio onde hoje opera, por interesse público municipal”.

Embora não tivesse confirmado que estava a falar do Itália, o Presidente da CMC afirmou que “se esse operador económico da área da restauração quiser ser transferido, obviamente, tem prioridade”.

itália a

Situado no sopé da colina universitária, o Itália já faz parte do “postal ilustrado” de Coimbra. Nas últimas duas décadas foi aumentando as áreas onde “amontoa” os seus serviços de restauração, o que não o impede ser um dos ícones da restauração local.

Num dos mandatos da anterior maioria PSD/CDS/PPM chegou a ser apresentada uma “amostra” daquele que poderia ser o futuro edifício do restaurante do Parque Manuel Braga, mas o luxuoso projecto nunca chegou a ver a “luz do rio”.

tartufo

Notícias de Coimbra sabe que os mentores do Itália alugaram um espaço na Baixa de Coimbra. É o edifício dos antigos armazéns RAF, na Rua da Sota.

É aí, na mesma artéria do Solar do Bacalhau (ex-Giuseppe & Joaquim, fundado pelo mesmo grupo de empresários) que está pronto para abrir o restaurante especializado em pizzas e massas italianas que dá pelo nome de Tartufo.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE