Região

Câmara Municipal de Pombal inicia construção de Centro Escolar de Pelariga

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-04-2021

Iniciou ontem, 12 de abril, as obras de construção do Centro Escolar da Pelariga, em Pombal, num investimento na ordem dos 1,5 milhões de euros e com um prazo de execução de 450 dias. O novo estabelecimento escolar contemplará 4 salas para o 1º Ciclo do Ensino Básico e 2 para Jardim de Infância, dispostas em diferentes alas do edifício, possibilitando o seu uso de forma independente ou conjunta.

PUBLICIDADE

Para a Vereadora da Educação o novo polo escolar pretende “assegurar a igualdade de oportunidades de educação pré-escolar e de ensino a todas as crianças e alunos”, salientando que “todas as freguesias do concelho ficarão, entretanto, equiparadas com novas infraestruturas e equipamentos inovadores”. 

Ana Maria Cabral sublinha o facto de a atual Escola Básica da Pelariga não permitir “uma melhoria em termos qualitativos, não dispondo de espaço suficiente para expansão – por se encontrar junto a uma estrada principal, sem espaço para crescer à retaguarda ou para as laterais – nem de condições para criação de espaços educativos e lúdicos, em sintonia com o preconizado no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”.

PUBLICIDADE

De entre outros aspetos, o novo Centro Escolar permitirá a “racionalização dos recursos humanos, existindo uma vasta oferta de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento das crianças do Pré-Escolar e dos alunos do 1º Ciclo, antes e depois da componente letiva e de enriquecimento
curricular”, bem como “durante os períodos de interrupção letiva”, refere a Vereadora, sublinhando que o novo polo escolar “com todas as condições para apoio às famílias, constituiria uma alternativa mais tranquila e segura para a maioria dos pais e encarregados de educação que trabalham essencialmente na cidade de Pombal ou na zona urbana”.

A edificar próximo da zona desportiva local, com uma área total de 4438 m2, o Centro Escolar terá dois pisos, um acima da cota de soleira e um abaixo. Possuirá espaços comuns indispensáveis ao funcionamento de uma escola, designadamente áreas administrativas, salas polivalentes, biblioteca/informática, refeitório, instalações sanitárias e recreios. A referida empreitada, a cargo da empresa Alvape – Construção e Obras Públicas, Lda., junta-se a outras duas que se encontram a decorrer na área da Educação: Centro Escolar da Guia e Centro Escolar de Vila Cã, investimentos na ordem dos 1,9 e 1,4 milhões de euros, respetivamente, refere o município de Pombal em comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE