Câmara Municipal de Coimbra celebra Dia Mundial da Poesia

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-03-2018

 

PUBLICIDADE

O calendário assinala a 21 de março o Dia Mundial da Poesia, efeméride que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) comemora com programação de acesso gratuito, para vários públicos, distribuída por vários equipamentos municipais: na Casa-Museu Miguel Torga, na Casa da Escrita, no Museu Municipal de Coimbra (Edifício Chiado), nos polos da Rede de Bibliotecas Anexas Municipais e em diferentes espaços afetos à Biblioteca Municipal de Coimbra.

coimbra (3)

PUBLICIDADE

publicidade

A CMC vai celebrar o Dia da Poesia. A Casa-Museu Miguel Torga abre excecionalmente no período da manhã para associar à comemoração do Dia da Poesia a comemoração, também, do Dia da Árvore, através da iniciativa lúdico-pedagógica designada genericamente “Plantar” Poesia. Assim, com o objetivo de potenciar o espaço exterior da casa e divulgar, em simultâneo, a obra poética do escritor que outrora a habitou, junto de crianças do ensino pré-escolar, será contado o conto tradicional “O Pinheirinho da Floresta”, de Luisa Ducla Soares, cujo tema anda à volta do percurso de uma árvore até que chegue à forma de livro. Depois, propõe-se o jogo “À Descoberta da Poesia”, no jardim da casa, que tem como tema a natureza.

Na Casa da Escrita a efeméride será assinalada com a inauguração, pelas 18h00, de uma exposição de fotografias inéditas de Natália Correia, da autoria do fotógrafo José Luis Madeira. A iniciativa acontece no âmbito da evocação dos 25 anos da morte da escritora açoriana e estará patente ao público até ao dia 13 de abril. Paralelemente à inauguração da exposição haverá lugar a intervenções de Maria do Céu Fialho (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e do escritor Fernando Pinto de Amaral, a par de leituras de poemas.

PUBLICIDADE

A proposta do Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado é apresentar, na sua montra, a instalação “Na Morfologia das palavras e dos traços”, patente de 21 de março a 30 de abril. Trata-se de uma instalação concebida a partir da reprodução de obras de autores da coleção permanente do museu, cujo percurso inclui obra poética.

É ao público infanto-juvenil que são dirigidas parte das ações promovidas em diferentes espaços afetos à Biblioteca Municipal de Coimbra. Na Biblioteca Infantil/Ludoteca a hora do conto do dia 21 é dedicada à poesia, com “Contos poéticos” para serem escutados por crianças dos 3 aos 5 anos, acompanhadas por um adulto, a partir das 18h00. A participação nesta ação requer inscrição, que poderá ser feita a partir do dia 16 de março, no local ou através do telefone n.º 239702630.

Já o público escolar poderá participar no desafio municipal de escrita poética “Há Poesia na Escola”. Com esta ação, desenvolvida no âmbito da Rede de Bibliotecas concelhia, pretende-se estimular os alunos desde o ciclo de ensino básico ao secundário, a trabalhar textos deste género literário, de vários autores, em contexto de sala de aula. Serão selecionados doze poemas de cada nível de ensino que serão propostos a publicação na imprensa local.

Os polos de Almalaguês, Assafarge, Brasfemes, Cernache, Ribeira de Frades e de S. João do Campo, da Rede Anexa de Bibliotecas Municipais, acolhem já a partir da próxima segunda-feira, até ao dia 22 de junho, a iniciativa “Contos de lápis exaltados que nos vão deixar animados”. O conjunto de histórias para contar promovem, assim, o livro e leitura junto das respetivas comunidades locais, em dia/hora a combinar entre a respetiva biblioteca anexa e os grupos interessados em participar nesta ação.

O serviço de empréstimo da Biblioteca Municipal terá patente, de 21 de março a 24 de abril, a mostra bibliográfica “Porque em poesia vamos de mãos dadas”, reunindo um conjunto de 60 dedicatórias manuscritas da biblioteca particular de Afonso Duarte, isto é, em livros que pertenceram ao Poeta, oferecidos por escritores consagrados, em vias de consagração, ou tão-só ensaiando o “primeiro balbuciar” da sua lira. A iniciativa realiza-se no âmbito da evocação do 60.º aniversário da morte de Afonso Duarte (1958 – 2018) e contempla, ainda, no dia 21 de março, a exibição de uma apresentação powerpoint intitulada “Ossadas de Afonso Duarte, 60 anos depois”, concebida a partir de poemas extraídos do seu livro Ossadas (1947).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE