Cidade

Câmara mostra Tradições Académicas e a Canção de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 08-04-2017

Dando seguimento ao programa de visitas guiadas organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra, a autarquia promove as visitas guiadas  “Tradições Académicas e a Canção de Coimbra”.
MUSEU DO FADO

PUBLICIDADE

Estão programas visitas para os dias 10, 12 e 18 de abril, com ponto de encontro às 15:00, na Sé Nova.

As visitas guiadas pelas ruas da Alta da cidade abordam a temática das tradições académicas, das repúblicas, das vivências entre estudantes e futricas e o seu contributo na evolução da Canção de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Este itinerário pretende potenciar, divulgar, preservar e dar a conhecer um património material e imaterial de excelência, intimamente ligado à cidade, às suas tradições académicas, percorrendo algumas das ruas onde muitos dos seus mais conceituados autores viveram e onde muitas das serenatas decorreram, terminando no mais recente núcleo dedicado à Guitarra e ao Fado.

Recordamos que a Canção de Coimbra está intimamente ligada à cidade e à sua universidade, desde o séc. XVI. É factual e conhecido este género de tradição dos estudantes nas ruas de Coimbra, onde o erudito e o popular se reviam e misturavam com frequência.

PUBLICIDADE

É na segunda metade de séc. XIX que o fado académico e as serenatas estudantis começam a ganhar contornos muito próprios, dando origem ao denominado Fado de Coimbra, acarinhado e divulgado pela comunidade académica, interpretado e criado com um sentimento e uma riqueza inigualável. Com os tempos, este género musical foi sendo remodelado, dando origem ao Canto e à Canção de Coimbra que a cidade, a sua Universidade e as suas gentes, vão orgulhosamente recriando, respeitando a sua essência e a sua génese.

As visitas, gratuitas e com início às 15:00, realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na CMC (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE