Cidade

Câmara melhora estacionamentos do apeadeiro de Coimbra B

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 06-08-2014

mmachado

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje o contrato de remodelação dos dois estacionamentos existentes junto à Estação Velha, um “apeadeiro”, segundo muitos conimbricenses.

Segundo a CMC, o que fica situado na Rua do Padrão, atualmente de uso particular, passará a funcionar como plataforma de transbordo para autocarros e táxis. Aqui, desaparece o atual parque de estacionamento, que vai ser transformado em 20 lugares para táxis e seis paragens de autocarros com os respetivos abrigos. Pretende-se que as carreiras que chegam a Coimbra provenientes da zona Norte deixem os seus passageiros nestas seis paragens, podendo os utentes prosseguir para os seus destinos nas linhas dos SMTUC.

PUBLICIDADE

Em contrapartida, o estacionamento situado a seguir ao túnel da Estação Velha, no sentido Coimbra-Figueira da Foz, que hoje dispõe de lugares desenhados no pavimento para viaturas ligeiras e autocarros, passará a funcionar apenas para as primeiras. Ou seja, apagam-se dez lugares de autocarros que, na prática, não eram utilizados, e, no seu lugar, criam-se mais 70 lugares para ligeiros, passando de um total de 343 para 413. Ainda neste espaço serão introduzidas reformulações da circulação viária, correções das travessias pedonais e recuperações/retificações de passeios.

Contas feitas,segundo  a CMC,  os particulares que necessitam de utilizar a Estação Velha continuam a dispor de lugares em abundância neste importante parque periférico, ao passo que os transportes rodoviários coletivos ganham significativamente em funcionalidade e em melhores condições para o utente. É também uma forma de estimular o uso dos transportes públicos sem contudo criar obstáculos aos que preferem usar meios de transporte próprios.

PUBLICIDADE

publicidade

A empreitada prevê a renovação da ponte metálica pedonal que liga o estacionamento da Rua do Padrão à Estação Velha, que passará a dispor de uma rampa de acesso onde hoje existem escadas, permitindo o acesso a pessoas com mobilidade condicionada e facilitando, aos utentes do comboio, o transporte de malas com rodas. Serão ainda criadas novas zonas verdes e instalada mais iluminação pública. Já o local onde hoje existe a praça de táxis deverá ver melhoradas as atuais dificuldades de circulação, provocadas pela exiguidade do espaço e devido à presença simultânea de veículos de aluguer e de particulares.

Esta obra foi adjudicada, por ajuste direto, à empresa Delfim de Jesus Martins & Irmão, Lda., pelo valor de 133.320,28 euros (com IVA). O auto de consignação da mesma está marcado para o próximo dia 14, dispondo a empresa, a partir daí, de 150 dias para concluir a obra,  segundo adianta a informação municipal enviada a NDC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE