Economia

Câmara instala Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 19-04-2023

A Câmara Municipal (CM) vai reunir pela primeira vez, no dia 21 de abril, o Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra (CEMDC). 

PUBLICIDADE

A reunião instaladora do CEMDC decorre já na sexta-feira, a partir das 15:00, no Coimbra iParque. Depois de instalado, este órgão tem como objetivo “contribuir ativamente para aumentar a competitividade do território, acelerar o crescimento económico e social de Coimbra, criar emprego e proporcionar novas oportunidades para os residentes na região, em particular a população mais jovem”, pode ler-se no regulamento aprovado, em Reunião de Câmara, em fevereiro deste ano.

A criação do CEMDC foi uma das medidas anunciadas no programa eleitoral do atual Executivo. O objetivo é que funcione como como “um fórum de debate, um interlocutor privilegiado entre o Município de Coimbra, parceiros económicos, empresários e investidores de dimensão nacional e internacional, focando-se em melhorar as condições e oportunidades de negócio e investimento no concelho, na dinamização da competitividade económica local, na promoção do emprego e do empreendedorismo, missão esta alicerçada no conhecimento e na inovação sustentáveis, que são referências da cidade”.O CEMDC visa apoiar o Município de Coimbra na tomada de decisão dos seus órgãos, com base em orientações e na definição de estratégias para o crescimento económico, funcionando como “uma alavanca para o desenvolvimento competitivo, inovador e sustentável do concelho”.

PUBLICIDADE

Este Conselho é um órgão dotado de independência e autonomia funcional, estando previsto que reúna ordinariamente quatro vezes por ano e, extraordinariamente, sempre que, para tal for convocado pelo seu presidente, garante a autarquia.

O CEMDC é composto pelo presidente da CM de Coimbra, que o preside, pelo presidente da Assembleia Municipal, o vereador da Economia, um elemento do Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento do Município e um representante das Freguesias/Uniões de Freguesias do concelho, indicado pela Assembleia Municipal. Integram ainda o Conselho representantes das seguintes instituições: Coimbra iParque, Universidade de Coimbra, Instituto Pedro Nunes, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Miguel Torga, INOPOL, Turismo Centro de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Associação Nacional de Jovens Empresários, Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, Mercado Abastecedor da Região de Coimbra, CoimbraMaisFuturo, Associação Empresarial da Região de Coimbra, Conselho Empresarial da Região de Coimbra, Associação para o Apoio ao Empreendedorismo na Margem Esquerda, Aero Clube de Coimbra, Associação de Doceiros de Coimbra, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro, União Geral de Trabalhadores, União dos Sindicatos de Coimbra, Cooperativa Agrícola de Coimbra, Instituto de Emprego e Formação Profissional, o diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e, finalmente, o presidente do Conselho Diretivo da Coimbra Business School. Foram igualmente designadas pela Câmara Municipal, na última reunião do Executivo, as seguintes personalidades: o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP); o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP); o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC); o presidente do Conselho de Administração da PLURAL – Cooperativa Farmacêutica, C.R.L. e o cofundador e technical fellow da Feedzai, Paulo Marques. Há ainda a possibilidade, se o Município assim o entender, de serem nomeadas mais cinco personalidades.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE