Coimbra

Câmara faz balanço positivo da Feira do Queijo de Seia

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-03-2019

A Feira do Queijo de Seia, que se realizou de 2 a 5 de março, voltou a registar grande afluência de pessoas.

PUBLICIDADE

O atual figurino da Feira do Queijo de Seia revelou, uma vez mais, ser uma aposta certeira na promoção do Queijo da serra da Estrela e dos produtos endógenos locais (enchidos, mel, pão e vinho do Dão), proporcionando por sua vez boas oportunidades para a divulgação e comercialização dos produtos locais, com impactos muito significativos para a economia local, referiu Filipe Camelo, Presidente da Câmara Municipal de Seia, na primeira reunião do executivo pós Feira do Queijo, que se realizou na passada quinta-feira.

PUBLICIDADE

Para o autarca, este é o modelo de organização que se deve continuar a levar a cabo, sendo que considera serem vários os fatores para o crescente sucesso da feira.

Desde logo, o facto de a data da feira se manter a mesma, realizando-se sempre por altura do Carnaval e a ampliação do certame para quatro dias, há quatro anos a esta parte, complementando a presença de visitantes que procuram Seia e a serra da Estrela por esta altura, mas acima de tudo por toda a dinâmica associada ao evento, que “mantêm vivas as nossas tradições e costumes”.

PUBLICIDADE

publicidade

Enalteceu a este respeito, a produção ao vivo do maior queijo de ovelha de Seia, uma iniciativa que se foi introduzida em 2016 e que “junta diferentes produtores de queijo num momento de partilha e convívio”. A feitura do queijo realizou-se na segunda-feira do certame, envolvendo os Lacticínios Correia e Barreiras, Queijaria Quinta da Pena, Queijos Lagos, Queijaria Matias, Queijos Ribeiro & Guimarães e Queijos Tavares. Para o efeito foram utilizados 400 litros de leite de ovelha, sal e flor de cardo como coagulante. O queijo de ovelha irá agora para “maturação”, para ser aberto na próxima edição da Feira do Queijo.

A fórmula de congregar produtores e enaltecer as produções tradicionais foi repetida na terça-feira de Carnaval, na produção ao vivo do enchido de Seia. Esta foi protagonizada pelo Fumeiro Artesanal de Seia, o Enchido Serrano e o Dom Fumeiro da Serra.

Para além das referidas produções ao vivo, no balanço da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela, que este ano contou com a participação de centena e meia de expositores, destaque para a confeção de pratos típicos de pastores pelos restaurantes do concelho, o desfile de moda e a sessão de harmonização de queijo com vinho, assim como o programa de animação, permanente do certame, com a envolvência de 19 associações e coletividades do concelho, valorizando os saberes tradicionais, as suas raízes culturais e sociais.

A recriação da Quinta do Pastor, onde decorreram as demonstrações de ordenha da ovelha, e a mostra do Cão Serra da Estrela também voltaram a ser fatores de atratividade, em especial para famílias com crianças.

Neste âmbito, o sucesso da feira é partilhado com os diferentes parceiros que continuam a permitir organizar esta grande mostra. 

Mas, sobretudo com os expositores, as queijarias, os produtores locais, os artesãos e o movimento associativo, que permitiu um diversificado plano de animação nos quatro dias do evento.

“Seia continua a assumir-se como lar do mais famoso queijo português, neste certame que valoriza e promove o Queijo Serra da Estrela, criando sinergias, racionalizando recursos e promovendo ganhos de escala económica significativos do produto mais representativo desta região, procurando ampliar a sua escala de valor e promoção do produto, ajudando por esta via à dignificação e reconhecimento de todos os que trabalham neste setor, salientou a CMS em comunicado enviado a NDC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE