Cidade

Câmara envia 70 000 euros para o Festival das Artes da Quinta das Lágrimas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-06-2018

 

PUBLICIDADE

 A Câmara de Coimbra decidiu hoje, por unanimidade, apoiar com 70 mil euros a Fundação Inês de Castro para a realização da edição deste ano do Festival das Artes, que decorre entre 13 e 22 de julho.

PUBLICIDADE

Além do subsídio, cujo valor é igual ao concedido em 2017, o apoio da autarquia prevê também a realização, em coprodução entre a Fundação Inês de Castro e a Câmara de Coimbra, de dois concertos, de acordo com a proposta aprovada hoje, pelo executivo camarário, durante a sua reunião quinzenal.

Um dos concertos será o de abertura do Festival, no grande auditório do Convento São Francisco, na noite de 13 de julho (21:30), pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, sob direção do maestro Osvaldo Ferreira. O outro espetáculo, um concerto de música antiga, está agendado para a noite do dia seguinte, na antiga igreja do Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

publicidade

Subordinada ao tema ‘Amores e desamores’, a edição deste ano do Festival volta, no entanto, a ter como palco principal, à semelhança dos anos anteriores, os jardins da Quinta das Lágrimas, particularmente o anfiteatro (ao ar livre) Colina de Camões.

O Festival das Artes é “um projeto de grande valor cultural para o município e para a região de Coimbra”, sustentou, durante o debate da proposta da Câmara sobre o apoio a atribuir ao evento, a vereadora da Cultura, Carina Gomes, perspetiva comum à generalidade dos elementos que integram o executivo, que é formado por cinco eleitos do PS, três da coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT, dois do movimento Somos Coimbra e um da CDU.

O tema do Festival deste ano – ‘Amores e desamores’ – será pretexto de uma exposição de Graça Morais no Edifício Chiado (polo do Museu Municipal de Coimbra), espaço cedido pela Câmara, igualmente no âmbito do seu apoio ao evento, à semelhança do que sucederá com a Casa da Escrita, onde terá lugar um ‘workshop’ de escrita com o escritor Mário Cláudio (dia 21 de julho, a partir das 16:00).

“Além de material, como cadeiras, e logística, o apoio municipal contempla ainda isenção de taxas”, refere a proposta hoje aprovada.

O Festival das Artes, cujo programa da edição deste ano ainda não foi tornado pública, é promovido pela Fundação Inês de Castro, desde 2009, com apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da Direção Regional de Cultura do Centro, entre outras entidades.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE