Cidade

“Câmara deixou falir iParque” e Coimbra quer ser capital da inovação! Porquê?

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 14-03-2017

Pina Prata, Presidente da NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra, afirma que Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra é o responsável pela falência da Coimbra Inovação Parque SA.

PUBLICIDADE

Em conferência de imprensa na sede da NERC, onde anunciou que no âmbito do Observatório Coimbra@22 vai colocar 22 questões à Câmara, (“que não existe”), à sociedade civil e aos partidos, Pina Prata manifestou a sua estranheza pelo facto da Câmara de Coimbra ter deixado falir o iParque e a depois a Assembleia Municipal de Coimbra ter aprovado uma candidatura a Capital Europeia da Inovação. “Não podemos ir fazer figura de tolos para a Europa”, depois da câmara ter deixado falir o parque de inovação, ciência e tecnologia”, “andamos a brincar”,diz o líder da associação.

PUBLICIDADE

A NERC quer saber “De que forma a CMC pretende dinamizar e promover políticas de atração e criação de empresas no iParque? Qual o Porquê do alheamento da Autarquia e da Sociedade iParque que continua a não atrair e potenciar investimento para a Região?

A associação presidida por Pina Prata lembra que ” em 1 de setembro de 2016, a Direção da NERC aprovou uma Tomada de Posição sobre os Parques Empresariais, Industriais e Tecnológicos de Coimbra”. Passados 6 meses, quer  sabe “porque é que na maioria dos parques, se continua a ver falta de limpeza e manutenção dos mesmos? O Porquê do não arranjo dos acessos viários aos parques empresariais, e zonas industriais bem como a melhoria do estacionamento e espaços verdes?”

PUBLICIDADE

publicidade

Em actualização com mais declarações de Pina Prata

Recordamos que Manuel Machado disse  na última Assembleia Municipal de Coimbra que pretende  “internalizar” o iParque! O que é que isto significa? Vai extinguir a Coimbra Inovação Parque SA. O bem passa para as mãos da Câmara.

Ouça:

Antes da Assembleia, a Câmara tornou público que o presidente da Câmara Municipal de Coimbra tinha feito uma visita de trabalho ao iParque, que terá sido a primeira desde que Manuel Machdo tomou posse em 2o13.

Dizia a informação municipal que Manuel Machado foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração, Paulo Mendes, e pelo respetivo vogal, Magalhães Cardoso, que o colocaram a par do atual estado de desenvolvimento desta infraestrutura, assim como das perspetivas de futuro.

A informação da autarquia adiantava que “a visita incidiu especialmente no Business Center Leonardo da Vinci, que nesta altura se encontra preenchido com a presença de 14 empresas. É também aqui que funciona a administração do iParque e o data center.

“O edifício dispõe ainda de cafetaria, grande auditório, auditório e salas de reuniões. Foi numa destas salas que Manuel Machado ficou a conhecer as necessidades mais prementes do iParque, ao nível da gestão, e em que ficou acordado agendar uma assembleia geral da sociedade Coimbra Inovação Parque”, divulgava a CMC, que se esqueceu de referir que a mesma se vai realizar fora do prazo legal

A Câmara Municipal de Coimbra também recordava que é a principal acionista da Coimbra Inovação Parque, com 90,23%. A lista de acionistas inclui ainda a Universidade de Coimbra (1,79%), a SI Vales – Saúde e Vida, SGPS, Lda. (1,62%), a Associação Comercial e Industrial de Coimbra (1,44%) e o Novo Banco (1,44%).

No entanto, a CMC nada adiantava quanto ao futuro do iParque, nomeadamente em relação ao seu enquadramento no regime jurídico da atividade empresarial local e das participações locais, o que acabou por ser feito hoje, em parte,  por Manuel Machado

Manuel Machado continua sem explicar  porque ainda mantém em funções o Presidente do Conselho de Administração, que ocupa aquele lugar em nome da falida ACIC – Associação Comercial Industrial de Coimbra.

Segundo dados disponíveis na Conservatória do Registo Comercial de Coimbra o mandato desta administração terminou em 15 de maio de 2016 de de acordo com o deputado municipal Nuno Freitas não tem contas aprovadas

Recordamos que o Conselho de Administração do iParque tem apenas dois elementos (Magalhães Cardoso e Paulo Mendes) desde que Veiga Simão abandonou (em abril de 2015) as funções que ocupava para ocupar o cargo de Vice-Presidente da CCDRC.

A CMC garantia que trabalham no iParque cerca de 250 pessoas. Entre as empresas que ocupam lotes, contam-se a Innovnano (nanotecnologia), a AIRC (informática), a Cool Haven (construção sustentável) e o Centro Tecnológico da Cerâmico e do Vidro.

Embora não revelasse nomes, a CMC indicava que “conforme informação disponibilizada pela administração do parque de ciência e tecnologia localizado em Antanhol, estão, nesta altura, quatro lotes comprometidos para serviços inovadores em saúde, alta tecnologia automóvel, pós-incubação e informática na saúde”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE