Primeira Página

Câmara de Vila Nova de Poiares dá árvores aos proprietários florestais

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-11-2020

A Câmara de Vila Nova de Poiares anunciou hoje que vai dar árvores de espécies autóctones aos proprietários florestais para os incentivar a criarem uma floresta mais resiliente e mais diversificada, no âmbito do programa “A nossa floresta”.

PUBLICIDADE

O presidente do município, João Miguel Henriques, considera que este projeto, que foi aprovado por unanimidade pelo executivo camarário, é fundamental para diversificar o espaço de floresta e combater a monocultura das espécies.

PUBLICIDADE

“Apesar da importância dos rendimentos da floresta para os seus proprietários, é fundamental deixar a cada espécie o espaço mais adequado, com a proporção mais equilibrada, sempre na perspetiva de uma maior diversidade, que resulte em fatores de sustentabilidade ambiental e económica, acrescentando maior resiliência a toda a floresta”, explica.

O programa “A nossa floresta” destina-se a todos os proprietários, usufrutuários ou arrendatários de parcelas inscritas no concelho de Vila Nova de Poiares.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a autarquia, “as árvores e arbustos a atribuir serão totalmente gratuitos” e “cada candidato apenas pode submeter um único pedido, sendo atribuídas até ao limite máximo de 300 plantas”.

Devem ser “respeitados os compassos de plantação recomendados para as espécies em questão” e também “ser respeitada a época favorável para a plantação, que não deve ultrapassar o mês de fevereiro de 2021”, acrescenta.

A autarquia refere ainda que os interessados podem informar-se junto do Gabinete Técnico Florestal do município “sobre as árvores disponíveis e adequadas para a sua propriedade, selecionando as espécies pretendidas da tabela disponível”.

“As candidaturas estão abertas e serão alvo de análise pelos serviços técnicos do município, de forma a adequar o número e as espécies selecionadas à propriedade localizada pelo candidato”, acrescenta.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE