Conecte-se connosco

Região

Câmara de Pombal expande recolha de ‘monstros’ com a criação de mais cinco parques

Publicado

em

A Câmara Municipal de Pombal vai expandir a rede de recolha de “monstros” com a construção de cinco novos parques a localizar em Almagreira, Carriço, Louriçal, Mata Mourisca e Pelariga, num investimento superior a 130 mil euros.

Os parques de recolha de “monstros” são espaços destinados ao depósito de resíduos domésticos volumosos que, pela sua dimensão, volume, forma ou peso não podem ser recolhidos pelos meios normais de remoção como, por exemplo, móveis, colchões, eletrodomésticos e alcatifas/ tapetes. Estes novos espaços surgem depois de terem entrado em funcionamento outros cinco em Abiul, Albergaria dos Doze, Redinha, Santiago de Litém e Vermoil, também num investimento a rondar os 130 mil euros.

A iniciativa vem dar resposta a uma necessidade há muito sentida, de dotar o concelho com condições de recolha de resíduos domésticos volumosos, mas também para procurar disciplinar a má utilização que, de uma forma geral, é dada aos contentores de resíduos que têm estado disponíveis para este fim e que tão má imagem dão do nosso concelho, informa a autarquia.

“Não serão aceites resíduos provenientes de construções e demolições; pneus e quaisquer outros resíduos provenientes de oficinas; resíduos perigosos (telhas lusalite, tintas, lã de rocha, entre outros); resíduos industriais; cartões, plásticos diversos; lixos domésticos; resíduos verdes (relvas, palmeiras, ramos, etc…), entre outros. Os respetivos espaços, destinados exclusivamente a utilizadores domésticos, estão devidamente vedados, estando dotados de um contentor para depósito dos resíduos. Estão equipados, ainda, com um sistema de videovigilância com vista a vigiar o uso, evitando uma utilização abusiva ou irregular”.

De acordo com as regras anunciadas no local, é expressamente proibido e punível com coima, depositar qualquer tipo de resíduos fora do contentor, bem como no espaço interior e exterior do recinto. É igualmente proibido furtar, destruir, vandalizar ou danificar os equipamentos existentes no espaço, bem como o furto de resíduos existentes no parque de recolha.

O funcionamento de cada parque, assim como o seu horário de abertura, é assegurado pelas respetivas juntas de freguesia, em articulação com a Câmara Municipal de Pombal, dependendo do sentido de responsabilidade e consciencialização de cada utilizador o sucesso destes novos equipamentos, cabendo a cada um dos cidadãos, enquanto utilizadores, cumprir com as boas práticas de utilização.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com