Primeira Página

Câmara de Poiares aprova contas sem dívida a fornecedores

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-05-2020

O executivo municipal de Vila Nova de Poiares aprovou na última reunião de Câmara o documento da Prestação de Contas de 2019, merecendo os votos favoráveis dos quatro membros do PS e a abstenção da vereadora do PSD.

PUBLICIDADE

Trata-se de uma “redução da divida total em mais de 6 milhões de euros desde 2013, mais de um milhão/ano”, divulgou hoje o município em comunicado enviado ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

As contas foram apresentadas ao executivo pelo Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, que sublinhou alguns dos pontos mais significativos das contas de 2019, destacando “a redução da dívida total em mais de 6 milhões de euros face ao valor encontrado em 2013, representando uma redução ao ritmo de 1milhão de euros por ano “o que significa mais de 10% da nossa capacidade orçamental”.

“É um enorme esforço que fazemos na nossa gestão, que demonstra o nosso compromisso com uma gestão equilibrada e de ‘contas sérias’», referiu, apontando ainda outros dados importantes, como a redução do excesso de endividamento de cerca de 10 milhões de euros.

PUBLICIDADE

publicidade

João Henriques destaca também “a elevada taxa de execução (execução global de 86,59%), que demonstra bem o rigor e a fiabilidade do orçamento”.

Nesta apresentação dos resultados financeiros relativamente ao ano de 2019, João Miguel Henriques disse tratar-se de um documento “na sequência do que tem vindo a ser apresentado nos últimos anos, evidenciando uma clara normalização do processo de gestão, com resultados estáveis, num enorme respeito pelo rigor e pela transparência com que se utilizam fundos públicos municipais”.

O município revelou também a ausência de dívidas a fornecedores e a redução do prazo médio de pagamentos para 8 dias, que considerou serem também “muito importantes para as nossas empresas, especialmente nestes momentos de maiores dificuldades”.

A prestação de contas de 2019 foi aprovada com a abstenção da vereadora do PSD, Ana Silva, que justificou a sua posição com o facto de se tratar de um documento técnico, que reflete as opções do executivo em exercício e que não são as mesmas que o PSD tomaria.

Para o Presidente da Câmara,  esta “reestruturação financeira associada ao esforço de redução da dívida total acumulada, permitem-nos afirmar que Vila Nova de Poiares é hoje um Município cumpridor, que tem as suas contas equilibradas, e que, apesar de todas as limitações tem vindo a conseguir alguma capacidade de investimento”. Acrescentou ainda que “ao nível financeiro, este documento apresenta mais uma vez números que demonstram a continuidade da trajetória de recuperação financeira iniciada desde o primeiro ano de mandato, bem como o rigor utilizado na respetiva execução orçamental”.

O documento será remetido à Assembleia Municipal, para que sobre ele se possa pronunciar e deliberar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE