Região

Câmara de Penacova aprova projeto de centro interpretativo do Mosteiro de Lorvão

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 14-12-2021

A Câmara de Penacova aprovou o projeto para a criação do centro interpretativo do mosteiro cisterciense de Lorvão, uma obra que se encontra inacabada há muitos anos.

PUBLICIDADE

Durante a última reunião do executivo, foi dada “luz verde” ao projeto que permitirá criar o centro, depois de ter ficado resolvida “uma divergência entre aspetos de natureza patrimonial e questões de segurança contra incêndios”.

Segundo a autarquia, “um parecer favorável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil permitiu desbloquear finalmente o projeto de execução”, que custará cerca de 405 mil euros.

PUBLICIDADE

“O projeto prevê intervenções no espaço de receção dos visitantes e na cobertura e a garantia das acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada”, explicou a fonte.

Apesar de aguardar a aprovação da candidatura a financiamento do Portugal 2020, a Câmara já aprovou o lançamento do concurso público para a empreitada.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarquia lembrou que “a ideia de criação de um espaço museológico que permita divulgar o riquíssimo acervo patrimonial do mosteiro faz precisamente cem anos” e teve origem na Junta de Freguesia de Lorvão.

“O centro interpretativo pretende explicar a evolução do edifício e das ordens religiosas que o habitaram ao longo dos séculos e os hábitos e costumes transmitidos às populações envolventes”, acrescentou a Câmara.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE