Coimbra

Câmara de Miranda do Corvo cria Estrutura de Apoio Social de Emergência

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-03-2020

O município de Miranda do Corvo criou uma Equipa de Apoio Social de Emergência no concelho.

PUBLICIDADE

A medida está prevista no Plano Municipal de Assistência Social de Emergência Covid-19 que entrou em vigor esta quarta-feira. Esta estrutura irá assegurar o fornecimento de compras, de bens essenciais e medicação (aquisição e entrega) no domicílio dos mirandenses “que vivam isolados/sozinhos em situação de fragilidade, em especial idosos ou famílias com filhos portadores de deficiência a seu cargo”.

Para apoiar esta equipa, a autarquia passou a disponibilizar uma Linha de Apoio Social com o número 239 530 318 e que irá funcionar, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 16h00. “São medidas excecionais que pretendem responder às situações de emergência social criadas pelo surto epidémico de Covid-19”, disse o presidente da câmara, Miguel Baptista.

PUBLICIDADE

O plano prevê o reforço do número de refeições fornecidas através das Cantinas Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Miranda do Corvo e Fundação ADFP e o reforço financeiro dos apoios concedidos ao abrigo do Fundo de Emergência Social. Ao mesmo tempo, e no âmbito da Ação Social Escolar, serão fornecidas refeições escolares aos alunos de todos os níveis de ensino beneficiários do Escalão A.

O estabelecimento de uma conta corrente com estabelecimentos comerciais do concelho para assegurar as condições para fornecimento imediato de bens alimentares e outros, de primeira necessidade, a famílias em situação de fragilidade socioeconómica é outra das medidas incluídas no Plano Municipal. “Não é um documento fechado e, como tal, certamente irá ser adaptado face ao evoluir da situação”, refere o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além da Linha de Apoio Social, o concelho de Miranda do Corvo dispõe ainda de mais dois pontos de contacto com parceiros estratégicos da intervenção social: Centro de Saúde de Miranda do Corvo (239 530 070) e Serviço Local de Segurança Social (300 518 796).

Recorde-se que, já no passado domingo, o município de Miranda do Corvo tinha anunciado a redução extraordinária de 50 por cento das tarifas fixas de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos e de 50 por cento no primeiro escalão para todos os consumidores. “São medidas que pretendem compensar a população, as empresas e outras entidades do concelho neste período de grande emergência nacional”, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE