Coimbra

Câmara de Coimbra vai instalar conjunto escultórico na Praça da República!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 02-04-2019

A Câmara Municipal de Coimbra vai instalar um conjunto escultórico na Praça da República, da autoria de Carlos Ramos, alusivo à “Operação Flor” e à evocação dos 50 anos da Crise Académica de 1969, intitulado “Peço a Palavra”.

PUBLICIDADE

 

Uma iniciativa que se insere num vasto programa de comemoração e elevação  do papel da academia de Coimbra e dos estudantes na luta pela democracia em Portugal.

Noticias de Coimbra sabe que as iniciativas estão a ser preparadas por uma comissão organizadora que junta a Câmara de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra e a Universidade de Coimbra, contando ainda com a colaboração de outras entidades, como a Fundação Inatel.

PUBLICIDADE

De acordo com as linhas gerais da programação aprovadas na última reunião do executivo camarário, a que se devem juntar iniciativas das outras instituições, estão previstas exposições, concertos, lançamentos de livros e até uma recriação histórica alusiva ao 17 de Abril de 1969.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Recordamos que a empreitada de requalificação e conservação da calçada da Praça da República teve início no dia 14 de janeiro. 

É uma intervenção que visa a melhoria da segurança e do conforto na circulação viária e pedonal desta zona central da cidade, assegura a autarquia liderada por Manuel Machado.

A obra está a ser realizada pela empresa Ilhaugusto – Construções, Lda., vencedora do concurso, pelo valor de 137.350 euros (IVA incluído), e tem implicado condicionamentos pontuais no trânsito e no estacionamento na zona envolvente.

Com esta empreitada a autarquia pretende otimizar o espaço público numa zona de forte circulação viária e pedonal, que apresenta, por isso, várias anomalias no pavimento.

Os trabalhos referem-se, essencialmente, ao levantamento da calçada, com regularização da base, à reformulação dos sistemas de drenagem, nomeadamente sarjetas e sumidouros, e ao ajustamento das cotas das tampas das caixas de infraestruturas existentes.

Está a ser levantamento o lancil envolvente à Praça da República e a sua substituição por novos lancis de granito.

A ligação da Praça da República com a Av. Sá da Bandeira também está a ser intervencionada, de forma a suprimir o desnível existente, estando previsto o levantamento da calçada e a respetiva reposição à nova cota, para manter a homogenia dos passeios. O passeio em frente ao Jardim da Sereia também está ser requalificado.

A empreitada tem obrigado a condicionamentos pontuais no trânsito e no estacionamento em toda a Praça da República e zonas envolventes.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE