Coimbra

Câmara de Coimbra vai comprar prédio na Baixa para receber empresas

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 semanas atrás em 27-05-2024

A Câmara de Coimbra aprovou hoje, por unanimidade, a compra de um prédio junto à Praça do Comércio, para instalar empresas na cidade, mais de um ano e meio depois de o presidente do município ter anunciado essa intenção.

PUBLICIDADE

O executivo aprovou a proposta de aquisição do prédio, no valor de 603 mil euros, que vai servir para instalar empresas e possibilitar a criação de espaços de ‘cowork’, num imóvel com cerca de 200 metros quadrados.

Segundo a autarquia, para além da instalação de empresas, estará também previsto acolhimento de comércio no rés-do-chão do prédio, numa medida que o município entende como um passo para o chamado “Plano Marshall” para a Baixa da cidade.

PUBLICIDADE

O investimento, que só agora foi aprovado, tinha sido anunciado em outubro de 2022, pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, que na altura afirmava que o executivo já tinha chegado a entendimento com o proprietário do prédio, antevendo, na altura, um investimento de 800 mil euros na requalificação do espaço.

Segundo o município, o investimento é assegurado através do recurso ao empréstimo a médio e a longo prazo que a Câmara de Coimbra contraiu recentemente e que recebeu o visto do Tribunal de Contas no dia 13.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O rés-do-chão e a cave do prédio ficarão reservados a atividades comerciais e os restantes andares serão recuperados para espaços abertos de escritório, com o objetivo de acolher empresas que se queiram instalar na Baixa.

De acordo com a autarquia, o prédio está situado na Zona de Proteção da Igreja de Santiago, na Zona Especial de Proteção da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia e na respetiva Zona Especial de Proteção e na Área de Reabilitação Urbana Coimbra Baixa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE