Coimbra

Câmara de Coimbra reserva Hotel D. Luís para acolher utentes de lares

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 01-04-2020

Coimbra reservou o Hotel D. Luís, com cerca de cem quartos, para acolher utentes de lares de idosos que possam vir a ter de ser retirados daqueles espaços no contexto da covid-19, disse hoje o presidente da Câmara.

PUBLICIDADE

O município de Coimbra “alugou um hotel [na cidade], para acolhimento provisório” de utentes e funcionários de estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) e lares de acolhimento, que “eventualmente tenham de ser” retirados, por qualquer motivo, no âmbito da pandemia da covid-19, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara, Manuel Machado.

PUBLICIDADE

Nessa eventualidade, a operação será realizada em “total articulação” com as autoridades de saúde e outros responsáveis, designadamente da segurança social, sublinhou.

“A Câmara está a colaborar com as outras entidades do Estado no sentido de que seja encontrada a melhor solução” para as diferentes situações, mas só “decidirá e agirá exclusivamente na área da sua responsabilidade”, destacou o autarca, assegurando que serão cumpridas com “exatidão as indicações das autoridades competentes”.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarquia já assegura alojamento em unidades hoteleiras de Coimbra aos “profissionais de saúde e proteção civil que estão na linha da frente no combate à covid-19”, que optem por não regressar às suas casas depois do trabalho, reduzindo o risco de contaminação”, e vai alargar este apoio aos funcionários das ERPI e lares de acolhimento.

A esses funcionários será, entretanto, distribuído, “em complemento e em articulação com a Segurança Social”, equipamentos de proteção individual, face à “escassez deste tipo de material” que se registe no mercado, adiantou Manuel Machado, referindo que, para isso, terá de recorrer ao stock do município.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE