Vamos

Câmara de Coimbra reconhece utilidade pública da Marionet Associação Cultural

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-10-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, dia 03 de outubro, uma proposta de parecer favorável reconhecendo a utilidade pública da Marionet Associação Cultural. Este parecer foi solicitado pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (PCM) no âmbito de um segundo pedido de declaração de utilidade pública da Marionet.

PUBLICIDADE

A Marionet Associação Cultural pretende obter o estatuto de utilidade pública e, em resposta ao pedido de parecer da Secretaria-Geral da PCM, a CM de Coimbra vai analisar e votar a emissão de um parecer favorável, refletindo a atividade e o mérito desta associação. A autarquia destaca a atividade da Marionet – Associação Cultural com o “nível artístico que a tem caracterizado”, o que contribui “inequivocamente para o desenvolvimento artístico-cultural do Município de Coimbra”.

A autarquia destaca ainda que a Marionet “tem promovido no concelho de Coimbra ações de produção artística nas suas respetivas áreas disciplinares, interagindo com estruturas culturais locais e possibilitado as condições de participação das populações juvenis às suas atividades através dos eventos realizados com forte ligação à cultura”.

PUBLICIDADE

Tal como refere a informação da Divisão de Cultura e Promoção Turística, a Marionet colabora, ativa e regularmente, na programação cultural promovida pela CM Coimbra, “desde a sua fundação, em 2000, produzindo um trabalho de inegável qualidade, no âmbito das artes cénicas”. “O trabalho desenvolvido por este grupo de teatro corresponde à prestação de um serviço público na área da cultura, com valências ao nível da criação artística, da formação, da diversificação e da qualificação da oferta cultural, da formação de públicos, do trabalho com o público escolar, entre outras”, acrescenta a proposta.

Criada em Coimbra, em 2000, a Marionet – Associação Cultural é uma estrutura de criação artística centrada no cruzamento das artes performativas com a ciência e a tecnologia. Trabalha no desenvolvimento de criações originais a partir de temas científicos, na investigação na área da interseção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, e participa ainda em projetos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projetos de ciência participativa.

PUBLICIDADE

publicidade

Em 2010 foi selecionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então, a companhia colabora regularmente com este centro de investigação no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência e em vários projetos artísticos. Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas, que vem atualizando regularmente. E, em 2015, a atividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Já em 2020, a Marionet deu início ao Projeto de Tradução Colaborativa, com o objetivo de fazer em tempo útil a tradução de obras dramáticas que abordam questões científicas para português. 

De salientar ainda os apoios da Direção Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado às Artes – Cruzamento Disciplinar (biénio 2018-2019), na Linha de Apoio às Entidades Artísticas Profissionais e no financiamento dos projetos “Ouvir Vozes” (Programa de Apoio em Parceria – Arte e Saúde Mental – Criação, Edição e Programação) e “Marionetarium” (Programa de Apoio em Parceria – Arquivos de Dança, Teatro e Cruzamento Disciplinar).

Uma parte significativa da atividade da Marionet é realizada em parceria com centros de investigação científica, designadamente com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, a Associação Portuguesa do Sono, o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, entre outros.

Recorde-se que a Marionet – Associação Cultural tem sido apoiada, anualmente, pela Câmara Municipal de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE