Coimbra

Câmara de Coimbra quer transformar escola em centro de alojamento temporário

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 semanas atrás em 27-05-2024

A Câmara de Coimbra quer transformar a Escola Básica da Lufapo num centro de alojamento temporário (CAT), num investimento que se estima de mais de 1,6 milhões de euros.

PUBLICIDADE

O executivo aprovou hoje, por unanimidade, o anteprojeto que pretende transformar num CAT a Escola Básica da Lufapo, localizada no Loreto, na União de Freguesia de Eiras e São Paulo de Frades.

A vereadora com o pelouro da Ação Social, Ana Cortez Vaz, afirmou hoje, na reunião do executivo, que este anteprojeto prevê que a capacidade total do alojamento seja para 30 pessoas, sublinhando o objetivo de submeter a sua candidatura à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), “cujo financiamento é 100%”.

PUBLICIDADE

A BNAUT, criada em março de 2021 e com financiamento assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa dar uma resposta estruturada e transversal a pessoas que estão em situação de risco e emergência, explicou a autarquia, em nota enviada à agência Lusa.

O projeto prevê cinco camaratas de três beliches cada, criando assim um espaço com capacidade para 30 pessoas, um gabinete de vigilante, duas salas de estar, duas salas de atividades, terraços, pátios e áreas de apoio (arrumos e instalações sanitárias).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Todos os quartos têm 18 metros quadrados, propondo-se seis pessoas por quarto, podendo a capacidade do CAT vir a ser reformulada.

Segundo a autarquia, a escola encontra-se devoluta e está localizada numa área tranquila e com acesso fácil a transportes públicos.

O projeto procurou “definir uma solução que respeitasse as pré-existências da escola, no sentido de preservar a imagem da mesma, desenvolvendo uma solução que promovesse a redução dos custos das obras associadas, dando cumprimento às exigências da BNAUT”, acrescentou a Câmara de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE