Coimbra

Câmara de Coimbra quer atribuir medalha de ouro da cidade ao Exploratório

Notícias de Coimbra com Lusa | 26 minutos atrás em 10-12-2025

 A presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, revelou hoje que vai propor a atribuição da medalha de ouro da cidade ao UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, que comemora 30 anos.

“Irei propor ao executivo municipal a atribuição da medalha da cidade, grau ouro, ao UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. O Paulo [Trincão] e a sua equipa não merecem menos”, destacou.

PUBLICIDADE

publicidade

Na sua intervenção na sessão comemorativa dos 30 anos do UC Exploratório, a autarca apontou que esta é “a mais alta distinção municipal”.

PUBLICIDADE

“Reconhece o impacto educativo, científico e cultural do Exploratório, a sua profunda contribuição para a formação de gerações, o papel que desempenha na democratização da ciência e o contributo excecional para o prestígio de Coimbra”, justificou.

Ana Abrunhosa aproveitou para comunicar que vai propor, ao grupo que ficará responsável pela toponímia, a atribuição da denominação de Rotunda do UC Exploratório àquela que fica junto ao edifício.

“O que de melhor nós podemos fazer é este reconhecimento, este tratamento de deferência, porque reconhece. Não basta em palavras”, acrescentou.

A antiga ministra da Coesão Territorial manifestou ainda a intenção de trabalhar num contrato-programa “sólido, estável e estruturante”, que garanta a participação do UC Exploratório nas políticas educativas municipais.

“Estamos aqui a responder a um repto das escolas que querem sair do muro e fazem um trabalho extraordinário e convidamos, publicamente, o UC Exploratório para fazer parte das políticas educativas municipais. Que as suas iniciativas invadam as escolas, invadam as conversas das famílias em casa. É isso que significa educação, integração política plena destes equipamentos fundamentais na rede de parcerias”, concluiu.

O UC Exploratório foi, em 1995, o primeiro centro interativo de ciência a ser criado em Portugal, numa forte ligação à Universidade de Coimbra, e integra a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, esta criada em 1998.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE