Coimbra

Câmara de Coimbra promove ação de limpeza ambiental no Rebolim com colaboração de escuteiros

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-06-2020

Quem passou hoje no acesso ao Rio Mondego no Rebolim deparou-se com uma ação de limpeza ambiental promovida pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, que contou com a inexcedível colaboração da Junta Regional de Coimbra do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português.

PUBLICIDADE

O presidente da autarquia, Manuel Machado, cumprimentou, à primeira hora da manhã, os voluntários e agradeceu a sua colaboração nesta ação que vai deixar o Rebolim melhor.

O Rebolim acolheu, hoje, uma ação ambiental, que consistiu na limpeza de resíduos do areal. Uma ação que é desenvolvida pela CM Coimbra desde 2019 e que hoje contou com a participação de escuteiros associados à Junta Regional de Coimbra.

PUBLICIDADE

Esta ação ambiental resultou na limpeza de espécies infestantes de pequeno porte, mas serviu também para remover ramos e pedras de meio-porte do areal, por questões de segurança, de forma a não ferir os pés dos utilizadores daquele espaço.

O acesso ao Rio Mondego no Rebolim, perto da Quinta da Portela, em Coimbra, tem sido requalificado pela Câmara Municipal desde o ano passado. Desde então foram melhorados os acessos, depois foi realizada limpeza de vegetação, de lixeiras e de muitos outros detritos sobrantes da antiga extração de areias, mas também pneus abandonados. Foram criadas também infraestruturas elétricas, de telecomunicações e rede de abastecimento de água e uma zona ordenada para estacionamento. Um investimento que só foi possível depois de, em julho do ano passado, a CM Coimbra ter adquirido um terreno com cerca de 15.000 m2 de área contíguo à zona que está a ser reabilitada, num investimento de cerca de 80.000 euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois das cheias do final de 2019, o local teve de ser alvo de novos melhoramentos, como a requalificação da zona de estacionamento ordenado, a instalação de novos sanitários e de iluminação pública. Das 10h00 às 19h00 o local tem agora vigilância por nadador-salvador devidamente credenciado. A ligar o Rebolim vai existir também um novo troço ciclável, interligando no futuro à ciclovia de Coimbra, que está a alterar a paisagem urbana da cidade. Este projeto está a criar mais de 15 km de ciclovia, um investimento global superior a 2,2 milhões de euros, num troço que irá ligar Coimbra B à Portela. Esta ação está incluída no Plano de Ação e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e a sua candidatura ao Centro 2020 foi aprovada com financiamento de 85%.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE