Cidade

Câmara de Coimbra promove a árvore e a floresta

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-03-2014

 A Câmara Municipal de Coimbra irá assinalar o dia Mundial da Árvore, que amanhã se comemora, com várias iniciativas. Logo pelas 10:00, serão plantadas árvores, no Centro Escolar Solum Sul.

PUBLICIDADE

Neste dia iniciar-se-á também a plantação das primeiras seis, de um total de 40 árvores, previstas para o passeio do Parque Dr. Manuela Braga, que ladeia a Avenida Emídio Navarro. Segundo a CMC, trata-se da primeira de outras intervenções necessárias à boa manutenção do Parque e à requalificação desta Avenida marginal

O Dia Mundial da Floresta coincidirá também com o arranque da Feira da Floresta que, de sexta-feira a domingo, animará o Parque Dr. Manuel Braga e o Parque Verde do Mondego, com entrada gratuita.

PUBLICIDADE

Veja a Programação:

Dia 21 de março – sexta-feira (das 18:00 às 22:00)

PUBLICIDADE

publicidade

Inauguração oficial da Feira da Floresta, em frente ao Museu da Água, pelas 18h00, com a participação de entidades oficiais. Entre estas, prevê-se a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Manuel Machado, de Vereadores do Executivo e de representantes do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), Exército Português, Autoridade Nacional de Proteção Civil, GNR e PSP.

A CMC prevê ainda que, antes da inauguração, o programa “Portugal no Coração”, da RTP, realize pelo menos um direto a partir da Feira. Decorrerão, após as 18h00, vários apontamentos musicais, protagonizados pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, Estudantina de Coimbra e grupo etnográfico Rombos e Coriscos.

No espaço da Feira poderá apreciar-se uma exposição de meios de DECIF (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais), com várias corporações de bombeiros, Autoridade Nacional de Proteção Civil, GNR, equipas de sapadores florestais, Exército Português e uma equipa da Força Especial de Bombeiros – “Canarinhos”. O objetivo desta exposição é a divulgação e sensibilização para a prevenção e defesa da floresta contra incêndios florestais.

Participam os seguintes expositores:
Câmara Municipal de Coimbra, através do Gabinete Técnico Florestal, Divisão de Parques e Jardins e Divisão de Atividade Física e Desporto;
Autoridade Nacional de Proteção Civil (Coimbra);
Exército Português – através de um acampamento operacional no âmbito do programa LIRA;
Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra;
Bombeiros Voluntários de Brasfemes;
Bombeiros Voluntários de Cantanhede;
Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova;
Bombeiros Voluntários de Penacova;
Cruz Vermelha Portuguesa;
GNR – (Comando, EPNA e Cavalaria);
Afocelca;
Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais;
União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades;
Junta de Freguesia de Torres do Mondego;
União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades;
Associação de Doceiros de Coimbra – participação mediante várias empresas associadas, complementada pela Cerveja Praxis
Águas de Coimbra;
Agrocoimbra;
Agroconceito;
Ashrama Yoga Samkhya Coimbra;
Alimendes – produtor de mel;
Centro Pinus;
Celbi – Grupo ALTRI;
Escola D. Duarte;
Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC);
Flopen;
Floresta Unida;
Forestis – através dos associados – PENSAR – Associação de Desenvolvimento Integrado de Penacova; AFLOPINHAL – Associação Florestal do Pinhal; APFCARGANIL – Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Arganil, AFCGÓIS – Associação Florestal do Concelho de Góis, APFLOR – Associação dos Produtores e Proprietários Florestais do Concelho de Pedrogão Grande; APFAM – Associação dos Produtores Florestais de Alvelos e Muradal
Fungiperfect;
Naturve N3 – trabalhos em altura;
Silvi-cultura;
Mimos Aromáticos;
Prendas e Lembranças;
José Zuzarte – Produtor de Mel;
Parque Biológico da Serra da Lousã;
Still Portugal;
DMcar.

Dia 22 de março – sábado – (das 10h00 às 22h00)

– Dia dedicado à família com a realização de um mega picnic, partilhado entre participantes e inserido nas atividades normais da feira, nos espaços ajardinados do Parque Dr. Manuel Braga. Deverão acontecer vários momentos de animação, sobretudo arruadas. Ao longo do dia: espetáculos musicais, com fanfarras das várias corporações de bombeiros, Rombos e Coriscos, Boinas Pretas e Associação Recreativa do Areeiro.

21h00 Momento de etnografia e simbolismo – Descida, pelo Rio Mondego, de três barcas serranas com três árvores que, simbolicamente, e por três grupos de elementos de escolinhas de bombeiros, serão entregues à Cidade, recebidas pela mão de uma tricana e um estudante ao som do fado de Coimbra.

21h45 Espetáculo de folclore e etnografia, no palco, proporcionado pelas várias coletividades presentes na Feira, através das suas Juntas de Freguesia.

Dia 23 de março – domingo – (das 14h00 às 22h00)
Encerramento oficial, com vários momentos musicais, arruadas e apresentações em palco.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE