Coimbra

Câmara de Coimbra não fará “intervenções profundas e perturbadoras” para “emagrecer” Cindazunda (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 20-12-2022

A Câmara Municipal de Coimbra está a equacionar a requalificação da área onde está instalada a princesa Cindazunda, na Avenida Fernão de Magalhães, mas não definiu ainda um prazo para esta intervenção. 

PUBLICIDADE

A autarquia recorda ao Notícias de Coimbra que “a interseção foi objeto de intervenção há cerca de 5 anos, pelo que não faz sentido estar novamente a intervir” nesta área, especialmente numa altura em que “os residentes e os comerciantes da zona foram tão fustigados com as obras da Rua Manuel Rodrigues e da Rua João Machado”, tendo esta última reaberto ao trânsito apenas a 22 de novembro.

Tal como avançado anteriormente, a tipologia de solução adequada passa pela colocação de semáforos, precisamente a solução anteriormente existente, o que, segundo o município, “obrigaria a uma intervenção profunda para repor a solução entretanto destruída”.

PUBLICIDADE

A Câmara de Coimbra assumiu, ainda, que é sua pretensão “intervir com algumas medidas pontuais, no sentido de mitigar os problemas de segurança registados, sem, contudo, optar por intervenções profundas e perturbadoras”.

De referir que a configuração desta rotunda, bem como os congestionamentos aqui verificados habitualmente têm gerado alguma polémica, daí a preocupação em equacionar a sua requalificação, de forma a permitir uma maior fluidez no trânsito.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorde-se que a escultura representativa da princesa Cindazunda, executada pelo escultor Pedro Figueiredo, foi colocada em agosto de 2017, na nova Praça do Arnado, numa homenagem à mulher. Na ocasião, o Notícias de Coimbra deu conta que a construção da nova praça custou cerca de 600 mil euros, valor financiado por fundos comunitários, tendo a colocação da escultura da Cindazunda ficado em 27.750 euros.

Veja o vídeo do direto do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE