Coimbra

Câmara de Coimbra já tem anteprojeto para construção de parque infantil na Quinta da Portela

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 23-05-2020

 

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de anteprojeto para a obra de construção de um parque infantil na Quinta da Portela.

O parque infantil será implementado num espaço ajardinado existente num local central da Quinta da Portela e irá contemplar a instalação de três equipamentos distintos: um baloiço inclusivo, uma torre de atividades com escorrega e elementos de trepar e um elemento com água, numa referência à proximidade com o rio e procurando proporcionar uma experiência sensorial e exploratória.

PUBLICIDADE

publicidade

O valor estimado para a intervenção é de 142.860,75 euros (já com IVA incluído) e a obra será depois entregue à Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais ao abrigo do contrato interadministrativo de delegação de competências em 2019.

O parque infantil irá nascer numa zona central e de fácil acesso da Quinta da Portela, num espaço confinante com a Alameda Marquesa de Pomares e a Rua Maria Vitória Bourbon Bobone. A intervenção consiste na modelação do terreno, na criação de percursos pedonais acessíveis, na colocação de pavimentos de segurança e instalação de três elementos de recreio (um baloiço, uma torre de atividades e um elemento com água), no reforço da vegetação existente e colocação de vedação nas laterais do parque confinantes com os arrumamentos e a circulação automóvel, assegurando as condições necessários para o plano uso do espaço.

PUBLICIDADE

Pretende-se, pois, que o parque infantil valorize o recreio público deste local, promovendo os benefícios de brincar num espaço ao ar livre e seminatural. Para tal, procurou-se desenvolver um projeto que não se centre apenas em equipamento de recreio formal, mas que seja enriquecido pela variedade florística de forma a potenciar o contacto com a natureza e a ampliar a oportunidades de brincar e explorar. 

Estima-se que a construção do parque infantil tenha um custo de 142.860,75 euros (já com IVA incluído), valor que se enquadra no previsto no contrato interadministrativo para o ano de 2019 assinado entre a CM Coimbra e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais que ficará responsável pelo espaço.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE