Cidade

Câmara de Coimbra investe 120 mil euros em obras nas freguesias de Antuzede e Vil de Matos e de Souselas e Botão

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-11-2019

 

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, dois Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências para 2019 com a União das Freguesias (UF) de Antuzede e Vil de Matos e com a UF Souselas e Botão, num valor global superior a 120 mil euros.

a

O investimento global previsto da CM Coimbra nas Juntas de Freguesia, durante o corrente ano, é superior a 4.07 milhões de euros, um acréscimo de um milhão de euros relativamente ao ano anterior.

PUBLICIDADE

A UF Antuzede e Vil de Matos vai receber 50.008,81 euros da CM Coimbra, verba que vai permitir a construção de passeios nas ruas 25 de Abril (Gândara) e de Mourelos. Estas intervenções permitirão aumentar o conforto e a segurança da circulação pedonal, mas também o encaminhamento e escoamento das águas pluviais através da aplicação de tubagem enterrada e da construção de sarjetas nos pontos de maior acumulação de água. 

Já a UF Souselas e Botão vai receber 71.615,89 euros da CM Coimbra, o que vai permitir a requalificação da Rua dos Calços, na Zouparria do Monte. Esta empreitada visa alterar o traçado da rua, tendo como objetivo principal o alargamento da faixa de rodagem na zona da curva, aumentando significativamente a segurança rodoviária.

PUBLICIDADE

Desde 2015 que o apoio às Freguesias tem vindo a ser reforçado. Em 2015 e 2016, o apoio global às Freguesias foi de cerca de 2.7 milhões de euros, em 2017 foi superior a 3 milhões de euros e em 2018 foi de 3.06 milhões de euros. Para 2019 estima-se que o investimento global seja superior a 4.07 milhões de euros, um acréscimo de um milhão de euros relativamente ao ano anterior.

Recorde-se que no fim do mês de outubro, o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, aprovou o pagamento antecipado por conta do quarto trimestre de 2019 – no valor global de 529.332,74 euros – dos Acordos de Execução com todas as juntas e uniões das freguesias do concelho. O despacho favorável do presidente da autarquia veio dar resposta à solicitação dos autarcas das Freguesias, como é referido na informação dos serviços municipais, no sentido de estas serem dotadas dos recursos e da capacidade financeira necessários para o cumprimento das competências delegadas de forma eficiente e eficaz. Estes acordos de execução dizem respeito a Apoio ao Funcionamento, Pequenas reparações e manutenção dos espaços envolventes de Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Limpezas e Manutenção.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE