Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Formação

Câmara de Coimbra formaliza protocolos de cooperação com ISCAC, ISEC e ESEC (Com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 02-03-2022

 

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, formalizou hoje protocolos de cooperação com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra – Coimbra Business School (ISCAC), o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

A CM Coimbra formalizou hoje protocolos de cooperação com três escolas do IPC – o ISCAC, o ISEC e a ESEC, que estiveram representadas pelos respetivos presidentes, Pedro Costa, Mário Velindro e Rui Antunes.

Segundo o presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva, estas três instituições “podem, de facto, acrescentar conhecimento, experiência, investigação, produção de novos conhecimentos, criatividade à Câmara Municipal. “E a Câmara Municipal de Coimbra e os excelentes funcionários que dela fazem parte têm também, com o seu conhecimento, com a sua experiência e com o seu trabalho, uma enorme vontade e capacidade de acrescentar ao conhecimento teórico das escolas”, acrescentou o autarca.

Estes protocolos surgem na sequência da manifestação de disponibilidade da autarquia junto de várias instituições de ensino superior para a outorga de um protocolo formal de colaboração, como intuito de, numa relação win-win, proporcionar uma melhor formação, promover uma mais fácil integração dos alunos no mercado de trabalho e disponibilizar um vasto laboratório aos investigadores.

O protocolo com o ISCAC prevê potenciar a “cooperação entre as duas instituições em projetos de investigação e na divulgação de eventos organizados por cada um dos outorgantes”. No documento, o ISCAC compromete-se a “contribuir para a promoção da imagem do Município de Coimbra, bem como contribuir para a divulgação e apoio de eventos por este organizados”, e ainda a colaborar, “com disponibilização dos seus recursos humanos e técnicos, sempre que tal se torne útil à concretização de projetos municipais, quando para o efeito seja solicitado”. O acordo prevê também a redução em 20% do “preço anual em todos os cursos não conferentes de grau, v.g., pós-graduações e cursos breves, entre outros, a todos os colaboradores municipais”.

PUBLICIDADE

Por seu turno, ao Município de Coimbra compete “contribuir para a promoção da imagem do ISCAC e para a divulgação dos seus cursos, projetos, serviços e outros eventos, junto das empresas e instituições locais, das famílias e dos jovens que potencialmente possam vir a prosseguir os estudos superiores”; “colaborar com o ISCAC, com disponibilização dos seus recursos humanos e técnicos, em condições a acordar, sempre que tal se torne útil à concretização de projetos do ISCAC, quando para o efeito seja solicitado”; “partilhar com o ISCAC parcerias, experiências, atividades e resultados decorrentes do seu envolvimento em redes de cooperação nacionais e transnacionais”; e “integrar a Bolsa de Empresas/Instituições potencialmente acolhedoras de estágios curriculares dos alunos finalistas dos cursos de Licenciatura e Mestrado”, pode ler-se no protocolo.

Já o protocolo com o ISEC prevê a cooperação entre as duas instituições, designadamente em projetos de I&D que sejam do interesse de ambas as partes. “Colaborar na formação dos alunos do ISEC, nomeadamente, na participação em aulas, palestras ou seminários, bem como na definição de perfis profissionais necessários para o desenvolvimento da atividade do Município de Coimbra”; “colaborar na formação dos alunos em contexto de trabalho como forma de facilitar a sua integração no mercado de emprego”; e “dar visibilidade a este acordo, nomeadamente, através de links nos respetivos sítios na Internet e, quando julgado conveniente, em ações organizadas por qualquer uma das partes”, são outras das ações previstas.

Por seu turno, o protocolo com a ESEC prevê potenciar a cooperação entre as duas instituições, designadamente através da colaboração em “projetos de I&D que sejam do interesse de ambas as partes; na formação dos alunos da ESEC, nomeadamente, na participação em aulas, palestras ou seminários, bem como na definição de perfis profissionais necessários para o desenvolvimento da atividade do Município de Coimbra; na formação dos alunos em contexto de trabalho como forma de facilitar a sua integração no mercado de emprego”, e ainda “dar visibilidade a este acordo, nomeadamente, através de links nos respetivos sítios na Internet e, quando julgado conveniente, em ações organizadas por qualquer uma das partes”, pode ler-se no protocolo.

Estes protocolos entram em vigor hoje, sendo válido pelo período de dois anos, automaticamente renovável, por igual período, se não houver lugar a denúncia do mesmo por qualquer uma das partes outorgantes.

A assistir à cerimónia esteve o Chefe de Gabinete do presidente do IPC, Nuno Cunha, em representação de Jorge Conde, que por constrangimentos de agenda não pôde estar presente.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com