Coimbra

Câmara de Coimbra formaliza escritura para criação de sete novos lotes no iParque

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 10-11-2021

A Câmara Municipal formalizou hoje a escritura de venda à sociedade Coimbra iParque de terrenos da autarquia, que vão permitir criar sete novos lotes naquele parque tecnológico.

PUBLICIDADE

A formalização da escritura entre a Câmara de Coimbra e a sociedade que gere o parque tecnológico vai permitir “avançar para a 2.ª fase-A deste parque empresarial”, afirmou hoje o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

As parcelas de terreno, que totalizam cerca de 50 mil metros quadrados, foram vendidas por 242 mil euros.

PUBLICIDADE

A 2.ª fase do Coimbra iParque vai “avançar numa área total de 12 hectares” de terrenos municipais.

“Nos sete novos lotes previstos, cinco já estão reservados e um é destinado ao edifício Tesla, que pretende vir a ser uma aceleradora de empresas da área da ciência e tecnologia da saúde, segundo informação do conselho de administração do Coimbra iParque”, referiu o município.

PUBLICIDADE

Esta nova fase daquele parque prevê um investimento público superior a dois milhões de euros (1,7 milhões de fundos comunitários de uma candidatura que está para aprovação) e 35 milhões de euros de investimento privado.

Esses investimentos deverão gerar 250 postos de trabalho diretos nas áreas industriais e serviços de âmbito tecnológico, inovação, ciência e saúde.

De acordo com a Câmara Municipal, a 1.ª fase do iParque “está praticamente concluída, estando em fase final de construção a fábrica da Olympus e da TIS – Technological and Intelligent Systems, uma empresa de ‘software’ para a indústria automóvel e aeronáutica”.

Recentemente, ficou concluída a construção da nova unidade do grupo de saúde privado Sanfil, com serviços de telemedicina.

Segundo o município, estão ainda vendidos dois lotes à Medicine-one e à 3DLAB.

“Quando estas unidades estiveram em pleno funcionamento o número de trabalhadores no iParque deverá aumentar dos atuais 250 para cerca de 800”, salientou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE