Cidade

Câmara de Coimbra financia recuperação do mural de Vasco Berardo em Celas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 21-10-2020

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, a atribuição de um apoio financeiro pontual de 20 mil euros à Associação Vasco Berardo, para a realização do projeto “Das Mãos de Vasco Berardo”, que visa a reabilitação de uma das obras mais emblemáticas do artista plástico conimbricense, o mural de Celas, e a produção e edição de um livro fotobiográfico que perpetue a sua memória para as gerações vindouras.

PUBLICIDADE

A proposta foi analisada ao abrigo do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que entrou em vigor em dezembro do ano passado, no âmbito da abertura das candidaturas para 2020 ao Apoio Financeiro Municipal à Atividade Pontua, revela o município em comunicado.

A CMC vai analisar uma proposta que prevê a atribuição de um apoio financeiro pontualà Associação Vasco Berardo no âmbito do novo regulamento, que define critérios de rigor, transparência e isenção para a atribuição de apoios aos agentes culturais do concelho, com o objetivo de valorizar o trabalho produzido pelo tecido associativo do município no domínio da Cultura. A coletividadeapresentou a sua candidatura para a realização do projeto “Das Mãos de Vasco Berardo”. Depois dessa ter sido avaliada pelos serviços municipais, foram dadas a conhecer as pontuações obtidas em cada critério e o montante de apoio a conceder,que será de 20 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

A associação pretende realizar a reabilitação integral de uma das mais emblemáticas obras do artista plástico – o painel de azulejos do mural de Celas, no Edifício Cruzeiro –, bem como conceber, produzir e executar um livro fotobiográfico de Vasco Berardo, divulgando, assim, a obra deste artista conimbricense que tanto contribuiu para o desenvolvimento artístico e cultural do município. A proposta engloba, ainda, a prestação de apoio técnico e artístico à Câmara de Coimbra que pretende restaurar a escultura do mesmo autor que se encontra na Praça da Canção.

O artista plástico conimbricense Vasco Berardo (1933-2017) deixou uma obra muito vasta, na qual se inclui o mural do antigo café Mandarim, na Praça da República, e o mural de Celas, no Edifício Cruzeiro. Um artista multifacetado, que realizou exposições individuais e coletivas em todo o país e no estrangeiro, de esculturas em bronze e madeira, cerâmica, azulejaria, pintura, tapeçaria e metais. Destaca-se, ainda, o seu legado como medalhista, contando com cerca de 500 medalhas na sua extensa obra.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE