Coimbra

Câmara de Coimbra está a podar tílias centenárias no Parque Manuel Braga

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 07-03-2023

A Câmara Municipal de Coimbra está a realizar a poda das tílias prateadas do Parque Manuel Braga. Uma intervenção que visa minimizar o excesso de peso causado pelo crescimento anual dos ramos e que deve ser realizada, por isso, com uma frequência máxima de dois em dois anos. O alinhamento central de tílias prateadas é um dos “cartões de visita” deste emblemático espaço verde de Coimbra.

PUBLICIDADE

Os serviços municipais estão a levar a cabo a poda de 90 tílias prateadas do Parque Manuel Braga, árvores com cerca de 100 anos. Este alinhamento central é o único desta espécie em Coimbra, mantido em porte condicionado, no modelo de condução em esferoblastos (vulgo cabeça de salgueiro

A operação pretende reduzir o excesso de peso causado pelo crescimento anual dos ramos. A sua poda deve, por isso, ser realizada de forma programada com a frequência máxima de dois em dois anos.

PUBLICIDADE

Esta intervenção em porte condicionado, por eliminar toda a ramagem das copas, tem de ser realizada, forçosamente, durante o período de repouso vegetativo das árvores de folha caduca, ou seja, entre novembro e fevereiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE