Coimbra

Câmara de Coimbra entrega 650 computadores para alunos em ensino à distância (com video)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-02-2021

Numa escola vazia, silenciosa, sem o bulício dos recreios  nem as vozes das crianças, a Câmara Municipal de Coimbra entregou hoje equipamento informático para os alunos da Escola Rainha Santa Isabel, em Eiras, num ato que simbolizou a entrega da remessa de 650 computadores portáteis e de 500 equipamentos de acesso à Internet, que totalizam um investimento municipal de 650 mil euros.

PUBLICIDADE

Manuel Machado realçou que os professores e diretores dos agrupamentos têm sido “inexcedíveis no processo” na identificação e recolha das famílias com necessidades de equipamentos para as aulas online, junto dos pais e encarregados de educação e seguindo os critérios dos escalões da ação social escolar.

Até ao final da próxima semana serão distribuídos aos estudantes dos agrupamentos de escolas de Coimbra todos os 1.150 equipamentos, a título de empréstimo, segundo revelou Nuno Dias, professor responsável pelo agrupamento de escolas  Rainha Santa Isabel.

PUBLICIDADE

Trata-se um esforço coordenado com a ação similar do Ministério da Educação confirmou ao Notícias de Coimbra Manuel Machado. Como ponto de partida está a recolha e apuramento das necessidades dos alunos que se encontram desde o dia 8 de fevereiro em aulas à distância. O desejo demonstrado pelo presidente da autarquia e corroborado pelos vereadores, professores e dirigentes escolares presentes, foi que esteja para breve o momento da devolução dos equipamentos, no sentido em que simboliza o fim do confinamento.

PUBLICIDADE

publicidade

Desde abril de 2020, com o início do ensino online, a Câmara Municipal de Coimbra já tinha entregue 1.300 equipamentos aos alunos do concelho, entre os quais mais de 930 tablets e mais de 400 acessos de banda larga à Internet. Com os mais 1.150 equipamentos que começam hoje a ser distribuídos o investimento da autarquia é de cerca de 650 mil euros na entrega total de 2.500 equipamentos digitais aos estudantes desde o início da pandemia para o combate às desigualdades de acesso na educação à distância.

Os equipamentos entregues pelo município são a título de empréstimo, e terão de ser devolvidos pelos estudantes assim que deixem de ser necessários quando a situação escolar retomar ao ensino presencial.

Veja o video do direto Notícias de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE