Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Câmara de Coimbra disposta a integrar transportes urbanos na Metro Mondego

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 03-01-2014

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra disse hoje estar disponível para integrar os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) na sociedade Metro Mondego, de forma a viabilizar a concretização do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

PUBLICIDADE

O SMM contempla a instalação de um metro ligeiro de superfície do tipo “tram-train” – com capacidade para circular nos eixos ferroviários, urbanos, suburbanos e regionais – na cidade de Coimbra e no Ramal da Lousã, onde as obras foram iniciadas mas estão interrompidas.

“Considerando a necessidade de viabilizar o projeto e de existir uma coordenação de transportes públicos coletivos, estamos disponíveis para integrar os SMTUC na Metro Mondego”, referiu à agência Lusa Manuel Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o autarca socialista, a integração permitiria a racionalização das carreiras e a criação de condições para o sistema de mobilidade ser rentável social e economicamente.

Manuel Machado mostrou-se ainda disponível para rentabilizar os terrenos sobrantes dentro da cidade, através do mercado imobiliário.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara revelou que esta proposta já foi apresentada ao Governo e que gostaria de ver a situação resolvida até à assembleia-geral da sociedade Metro Mondego, prevista para março.

“Espero que os estudos em curso sejam feitos de modo a que o projeto do Metro Mondego se concretize, com o acesso a fundos comunitários, e que sirva as pessoas”, sublinhou.

No âmbito do projeto, estão concluídas parte das empreitadas entre Alto de São João (Coimbra) e Serpins (Lousã), no Ramal da Lousã, desativado há quase quatro anos, correspondentes à Linha Verde, primeira fase do Metro Mondego, em que foram já investidos cerca de 140 milhões de euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com