Coimbra

Câmara de Coimbra dá “porco” a jornal nacional e “chouriço” à imprensa local (e quer assar à sua moda!)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-12-2022

No dia 30 de novembro, a Câmara Municipal de Coimbra convidou o nosso “Órgão de Comunicação Social para a Apresentação da nova temporada do Convento São Francisco (janeiro a junho de 2023)”, que se realizou hoje 5 de dezembro, pelas 16h00.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta manhã, horas antes da sessão, fomos surpreendidos com uma notícia no ípsilon do Público (exclusivo para assinantes do diário da SONAE) intitulada “Na sua nova vida, o Convento São Francisco quer fazer de Coimbra um lugar central, em que “O PÚBLICO antecipa alguns destaques da programação, que será apresentada nesta segunda-feira”.

PUBLICIDADE

Não nos pareceu de bom tom que a CMC tenha convocado a imprensa para contar o que já tinha revelado ao jornal dO Azevedo e questionamos a autarquia, que, através de Ana Margarida Morais, do “Gabinete de Apoio à Presidência”, justificou assim a sua postura do executivo liderado por José Manuel Silva: Como tem sido percetível, o atual Executivo pretende dar um impacto de escala nacional ao Convento São Francisco e isso só é possível com a ocupação de espaço em meios de comunicação nacional de referência, que, como sabe, só se consegue com a antecipação de conteúdos. É uma prática comum aos equipamentos municipais de referência um pouco por todo o país. No entanto, e porque temos o maior respeito e consideração pelos órgãos de comunicação local, há muita informação relativa à programação para o primeiro semestre de 2023 no Convento São Francisco que não está no artigo do “Público” e que vai ser apresentada na conferência de imprensa desta tarde.

A verdade é que Paulo Pires, o recém nomeado “Diretor do Departamento de Cultura e Turismo da CM de Coimbra e Diretor Artístico do Convento São Francisco”, contou tudo o que havia para contar ao jornal dos donos do Continente. O resto é música!

Apesar disto, fomos à apresentação, com o objetivo de transmitir em direto, que, como o leitor sabe, é uma das imagens de marca do Notícias de Coimbra. Infelizmente, fomos obrigados a suspender a emissão, porque, antes da sessão, Filipe Carvalho, “chefe da Divisão de Gestão e Programação do Convento São Francisco”,  decidiu condicionar o nosso trabalho, relegado o este diário para o “fundo da plateia”.

O Notícias de Coimbra nunca aceitará que os meios locais sejam tratados como um parente pobre da comunicação social e que alguma  entidade, sobretudo as que são pagas com o dinheiro do povo, condicionem ou desvalorizem o nosso trabalho. 

Posto isto, porque os conimbricenses merecem, vamos continuar a noticiar as atividades mais ou menos importantes promovidas pela autarquia local,
incluindo as nunca serão notícia nos alegados “meios de comunicação nacional de referência”.

Notícias de Coimbra opta por publicar a notícia da “apresentação” que comprou à agência Lusa e que pode ler aqui

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE