Cidade

Câmara de Coimbra cria Espaço Empresa “para apoiar empresários e atrair investidores”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-01-2020

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a formalização da adesão do Município ao projeto “Espaço Empresa”.

PUBLICIDADE

A CMC diz que este é um serviço destinado a apoiar os empresários e a atrair investidores, numa lógica de atendimento personalizado e de ponto único de contacto, na relação entre as empresas e a administração pública local e central.

O “Espaço Empresa” vai funcionar junto das instalações do Gabinete de Apoio ao Investidor (GAI), no Pátio da Inquisição, das 09:00 às 17:00.

PUBLICIDADE

“Esta iniciativa vem reforçar a estratégia do Município no fortalecimento do tecido empresarial do concelho e na atração de novos investidores, passando os empresários a dispor de um ponto único de contacto”, destaca a vereadora Regina Bento, no seu despacho.

A CM Coimbra vai aderir e criar na cidade o “Espaço Empresa”, integrando assim um projeto nacional que pretende simplificar o dia-a-dia dos empresários, facilitando a sua comunicação com os serviços da administração local e central. No caso dos serviços da administração local, o projeto prevê que o “Espaço Empresa” funcione como atendimento direto e seja uma ponte com outras unidades orgânicas da CM Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

As instalações deste novo espaço vão ser criadas no edifício do GAI, possibilitando complementar o trabalho que já é desenvolvido por esta unidade orgânica da autarquia de apoio aos empresários na criação e gestão do seu negócio. Assim sendo, o novo “Espaço Empresa” vai ficar situado no piso 1 da ‘Ala Nascente’ do Antigo Colégio das Artes, no Pátio da Inquisição. É ainda requisito a constituição de uma equipa de trabalho, que irá receber formação especializada em relação ao catálogo de serviços prestados pela administração central, ministrada por formadores de oito organismos públicos nacionais.

O projeto “Espaço Empresa” é uma iniciativa de âmbito nacional liderado pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), em articulação com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e a AMA (Agência para a Modernização Administrativa), que visa desenvolver um novo modelo de atendimento empresarial, centrado nos interesses e necessidades dos empresários, concentrando as respostas às empresas num único ponto de contacto, com o objetivo de minimizar o esforço dos empresários no acesso à informação e na interação com a administração local e central. 

Este novo modelo de atendimento assenta na criação de uma rede nacional de apoio às empresas – a rede “Espaço Empresa” – com serviços disponibilizados quer através do canal presencial, numa lógica de proximidade e de atendimento personalizado, quer através dos canais online e telefónico, que permita o acompanhamento do empresário ao longo do ciclo de vida do seu investimento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE