Cidade

Câmara de Coimbra assinala Dia da Mãe

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-05-2018

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) evoca o Dia da Mãe (que é comemorado a 6 de maio) com uma programação que se inspira nos conteúdos museológicos do Museu Municipal de Coimbra, presentes quer no núcleo interpretativo da Cidade Muralhada (Torre de Almedina), quer na Coleção de Arte Telo de Morais (patente no Edifício Chiado).

PUBLICIDADE

A oferta cultural passa, também, por proporcionar a mães e filhos horas do conto, na Biblioteca Infantil/Ludoteca e em seis polos da rede de bibliotecas anexas municipais.

PUBLICIDADE

Relativamente ao Museu Municipal de Coimbra, a programação, a concretizar nos próximos dias 2, 3 e 4 de maio (quarta, quinta e sexta-feira), terá como público-alvo crianças dos 3 aos 10 anos e compreende duas oficinas temáticas. No Edifício Chiado, das 10h00 às 15h00, dinamiza-se a oficina “Com a ajuda do pai e do Museu, vais preparar o melhor Dia da Mãe, que podes imaginar!” (dirigida a crianças dos 3 aos 10 anos ou grupos do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico).

Já na Torre de Almedina, entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 16h00, a escolha do tema “Espelho meu, espelho meu, existe alguém mais bonito que… a minha MÃE?” servirá de suporte à oficina dirigida a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, ou grupos escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

PUBLICIDADE

publicidade

A participação nas oficinas temáticas é gratuita, com inscrição obrigatória, através dos telefones n.º 239 840 754 (Edifício Chiado) / 239 833 771 (Torre de Almedina), via e-mail museu.municipal@cm-coimbra.pt, e realizar-se-ão com um mínimo de 5 e um máximo de 25 crianças inscritas.

Já o público em geral poderá inscrever-se na visita acompanhada, subordinada ao tema “Representações de Maria”, um percurso pelas peças da coleção permanente Telo de Morais que tratam esta temática, com enfoque no culto mariano e na figura da Imaculada. A visita realiza-se nos dias 4 e 8 de maio (sexta e terça-feira), pelas 11h00, no Edifício Chiado.

De acesso gratuito, realiza-se com um número mínimo de 5 e um limite máximo de 25 participantes, sujeita a inscrições através do telefone n.º 239 840 754 (Edifício Chiado) ou museu.municipal@cm-coimbra.pt.

A programação da Biblioteca Infantil/Ludoteca da CMC integra mais uma hora do conto, desta vez, especialmente dedicada a todas as mães do mundo, no dia 5 de maio (sábado), pelas 11h30. E, na perspetiva de proporcionar um momento de lazer que reforce, em simultâneo, a união entre mãe e filho, dirige-se a crianças dos 3 aos 5 anos, acompanhadas pelas mães.

O acesso é gratuito e as inscrições decorrem a partir do dia 27 de abril, através do telefone n.º 239 702 630.

A celebração do Dia da Mãe ocorrerá, também, em seis polos da rede de bibliotecas anexas municipais, que acolhem mais uma “hora do conto para pais & filhos”, desta vez, dirigida a mães e filhos, intitulada “Estórias de mães em família e ao fim do dia!”.

Com entrada livre, mais do que estabelecer e estimular a comunicação entre um contador de histórias, as crianças e as suas mães, esta iniciativa visa promover a rede de Bibliotecas Anexas Municipais, o livro e a leitura em contexto familiar.

Com este género de ações evocativas do Dia da Mãe, a CMC pretende fazer corresponder a oferta cultural à procura da programação por parte dos públicos de diferentes faixas etárias conseguindo, ainda, chegar a uma mais alargada área geográfica.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE