Coimbra é a cidade que acolhe a Cineway, primeira incubadora portuguesa certificada e dedicada exclusivamente ao setor cinematográfico e audiovisual, que vai contar com o apoio do Câmara Municipal (CM) de Coimbra. O anúncio foi feito hoje, dia 3 de julho, durante o Coimbra Invest Summit pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, que se refere ao acontecimento como “um marco histórico”, e pelo presidente da Associação Caminhos, Tiago Santos.
“Coimbra tinha já em si tudo o que era necessário para criar a primeira incubadora de cinema do país: as pessoas, o know how, o património, o investimento na área do cinema e mesmo os espaços para acolher estas entidades”, afirmou hoje o presidente da CM de Coimbra. “A certificação oficial da Cineway por parte da Start Up Portugal vem apenas confirmar o trabalho conjunto e contínuo que tem sido desenvolvido por várias instituições e abrir caminho a mais um cluster na cidade, no qual também queremos ser referência internacional: o cluster do Cinema”, sublinhou José Manuel Silva.
PUBLICIDADE
“No que toca ao setor das indústrias criativas, a criação da Cineway é uma notícia transformadora para Coimbra”, declarou Tiago Santos. O presidente da Associação Caminhos, responsável pelo Festival Caminhos do Cinema Português e pela programação da Casa do Cinema de Coimbra, explica que a Cineway começou como um projeto da associação, oficialmente certificado em junho pela Start Up Portugal e em vias de o ser pelo programa Startup Visa. Para ser credenciada como entidade participante naquele programa, está também em curso uma candidatura da Cineway junto do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.
“Depois da certificação pela Start Up Portugal, a entrada no programa Startup Visa significa a possibilidade concreta de atrairmos empreendedores internacionais para desenvolverem projetos cinematográficos aqui em Coimbra. É uma oportunidade para captarmos investimento estrangeiro e posicionarmos a cidade no mapa mundial das indústrias criativas”, declarou Tiago Santos. O nascimento da Cineway em Coimbra permitirá às grandes produtoras internacionais desenvolver um trabalho diferenciado na cidade. Será também criado um espaço de coworking criativo e será ministrada formação especializada e consultoria no setor audiovisual.
Em maio de 2022, com vista a apoiar o trabalho que vinha sendo desenvolvido, a CM de Coimbra adquiriu as atuais instalações da Casa do Cinema de Coimbra, no rés-do-chão do centro comercial Avenida, tendo, entretanto, investido mais de meio milhar de euros na sua requalificação. O objetivo do investimento passou por valorizar o trabalho das entidades gestoras da Casa do Cinema de Coimbra e das associações a laborar na cidade e contribuir para tornar Coimbra um local de referência para a sétima arte. “Queremos ser um player relevante no setor audiovisual português e internacional”, assumiu o presidente da CM de Coimbra.
O reforço deste apoio vai ser formalizado com um aditamento ao protocolo de gestão e programação da Casa do Cinema, que prevê a cedência e utilização do Estúdio 1, localizado nas Galerias Avenida, pela Associação Caminhos do Cinema Português, para o desenvolvimento do projeto Cineway.
O lançamento da Cineway marca o início de uma nova era para Coimbra no panorama das indústrias criativas nacionais e mostra que a cidade é competitiva não só em clusters científicos e tecnológicos, mas que também pode ser um hub de inovação onde o cinema e o audiovisual encontram as condições ideais para se desenvolver. Com quatro locais classificados como Património Mundial, uma rede de ensino superior robusta e uma incubadora especializada reconhecida, nacionalmente, Coimbra dá provas de reunir as condições para se tornar referência europeia também neste setor.
O Coimbra IS é um dos maiores eventos do país dedicado às empresas e aos investidores. O evento pretende posicionar Coimbra no radar dos investidores e agregar o ecossistema empreendedor e inovador existente no concelho, com conferências, uma mostra de empresas e instituições e a criação de um espaço de networking para empreendedores, investidores, empresas e instituições nacionais e internacionais. Tem lugar pela terceira vez no Convento São Francisco, em Coimbra. O Coimbra IS tem o Alto Patrocínio da Presidência da República.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE