Cidade

 Câmara de Coimbra acolhe 16 estagiários no âmbito do PEPAL

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-11-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai acolher 16 estagiários no âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), um projeto que visa proporcionar a jovens licenciados o desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho e potenciar a respetiva empregabilidade. Os estagiários foram integrados em diversos gabinetes, divisões e departamentos da autarquia, nomeadamente no Gabinetes de Apoio ao Investidor, Gabinete de Apoio às Freguesias, nas divisões de Modernização Administrativa, Intervenção e Ação Social, Deporto e Juventude, Educação, Estudos e Projetos, nos departamentos Jurídico, de Administração Geral, de Cultura e Turismo, no Serviço Municipal de Proteção Civil e nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). 

PUBLICIDADE

Esta é a 6ª edição do PEPAL, que tem como objetivo “proporcionar o desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho a um leque mais abrangente de destinatários, potenciando a respetiva empregabilidade”, pode ler-se no website da Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL).

PUBLICIDADE

Os estagiários que iniciaram agora funções na CM Coimbra têm licenciaturas, ou habilitações equivalentes, nas áreas de Direito, Auditoria e Sistemas de Gestão, Psicologia, Gestão de Turismo (Tradução Inglês e Francês), Desporto, Ciências da Nutrição/Dietética e Nutrição, Contabilidade, Gestão, Arquitetura, Marketing e Comunicação, Proteção Civil e Geologia. Integram, agora, o Gabinete de Apoio ao Investidor, o Gabinete de Apoio às Freguesias, as divisões de Modernização Administrativa, Intervenção e Ação social, Deporto e Juventude, Educação, Estudos e Projetos, os departamentos Jurídico, de Administração Geral, de Cultura e Turismo, o Serviço Municipal de Proteção Civil e os SMTUC. 

Recorde-se que a CM Coimbra abriu 45 lugares para estágios PEPAL em outubro do ano passado. Contudo, com a pandemia da COVID-19, o consequente confinamento e as medidas de contingência para a não propagação do vírus, o programa acabou por ser formalmente suspenso pela DGAL. Só em agosto, o Conselho de Ministros deliberou permitir “às entidades promotoras retomarem a celebração de novos contratos” e cessou “a suspensão de todos os prazos relativos aos respetivos procedimentos”. Devido a estas alterações muitos dos estagiários acabaram por desistir e os lugares ficaram agora por preencher. A CM Coimbra prepara-se para abrir novos concursos para esses lugares.

PUBLICIDADE

publicidade

Refira-se, ainda, que o regime do PEPAL, considerando a especificidade de cada autarquia local, “possibilita a seleção dos candidatos a estágio a nível local, onde as entidades promotoras são diretamente responsáveis no recrutamento e seleção dos candidatos, utilizando métodos de seleção diferenciados, mas assegurando a transparência e isenção, através da integral publicitação dos critérios de avaliação”, lê-se no website da DGAL.

Todo o processo referente à 6ª edição do PEPAL na CM Coimbra pode ser consultado em https://www.cm-coimbra.pt/areas/transparencia/recursos-humanos/procedimentos-concursais/pepal/6a-edicao

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE