Coimbra

Câmara de Coimbra abre concurso para requalificar ruas da Alta e acessos à Universidade

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 05-07-2019

PUBLICIDADE

 

A Câmara Municipal (CM) Coimbra continua a dar seguimento ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e pretende requalificar mais ruas da zona histórica. Assim, o executivo municipal vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a abertura de um concurso público para a requalificação de várias vias de acesso à Universidade de Coimbra, nomeadamente as ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João, e o Largo José Rodrigues, num investimento previsto superior a 745 mil euros. Esta empreitada pretende melhorar a mobilidade pedonal e rodoviária, a iluminação pública, o mobiliário urbano e a sinalética, tal como tem acontecido em várias vias da Alta. A previsão do investimento global da autarquia nesta zona da cidade é já superior a três milhões de euros.

PUBLICIDADE

 

A CM Coimbra dá seguimento a mais uma empreitada para requalificar as vias da Alta de Coimbra, neste caso específico de acesso à Universidade. Depois de já estarem concluídas as obras de requalificação das ruas da Ilha, Guilherme Moreira, José Falcão, Travessa da Trindade, Beco da Pedreira e Largo Hilário (740 mil euros) e do Largo de S. Salvador (212 mil euros); de aprovado, no passado mês de outubro, o projeto de execução para a valorização do emblemático Largo da Sé Velha (estimado em 690 mil euros); e de adjudicada a empreitada de requalificação das ruas dos Coutinhos, do Colégio Novo, da Fonte Nova e Joaquim António de Aguiar (680 mil euros); a autarquia avança agora com um concurso público para requalificar as ruas Borges Carneiro, do Norte e de São João, e o Largo José Rodrigues, num investimento previsto superior a 745 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

 

O investimento previsto da autarquia para requalificar o espaço público nesta zona histórica da cidade é já superior a três milhões de euros.

 

Esta empreitada tem como principais objetivos a repavimentação com recurso a materiais de maior resistência e atrito, que permitam o aumento do conforto do pavimento, sem perder a memória histórica dos locais; a revisão de infraestruturas, como a passagem subterrânea da rede elétrica e a iluminação led, a instalação de rede de gás natural; a remodelação de redes de abastecimento de água; a dotação de redes separativas de esgotos domésticos e pluviais e o reforço das redes de dados; a melhoria de condições de acessibilidade com a introdução de percursos pedestres em pedra mais confortável; a alteração das pendentes das ruas, drenando para a zona central e evitando as valetas junto aos edifícios; a revisão do estacionamento e trânsito nas rua Borges Carneiro e de São João e o acesso ao Largo junto ao Palácio dos Melos; levantamento e reposição dos pavimentos na Rua de São João para correção de abatimentos; e a revisão das escadas entre o Palácio dos Melos e a Faculdade de Letras, substituindo os degraus fraturados e colocando novos corrimãos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE