Região

Câmara de Cantanhede atribui 1,3 milhões de euros às freguesias do concelho

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 horas atrás em 12-02-2026

A Câmara de Cantanhede vai transferir 1,3 milhões de euros para as freguesias do concelho, valor destinado ao financiamento de intervenções em diversos domínios, revelou hoje aquele município do distrito de Coimbra.

A proposta, que terá de ser apreciada pela Assembleia Municipal, foi aprovada por unanimidade em reunião camarária, materializando-se na comparticipação financeira das competências próprias das freguesias (caminhos e espaços verdes) e em contratos interadministrativos de delegação de competências (requalificação urbana).

Num comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Câmara de Cantanhede informou que os apoios serão concedidos “segundo critérios de equilíbrio e equidade”.

PUBLICIDADE

Os acordos a celebrar com as freguesias do concelho “permitem proximidade, eficiência e coesão territorial”, disse a presidente da autarquia, Helena Teodósio.

Citada no comunicado, acrescentou que, “sem meios financeiros adequados, as juntas de freguesias não conseguem cumprir plenamente o seu papel junto das populações”.

“A intervenção da Câmara Municipal é determinante para reduzir desigualdades e assegurar um desenvolvimento mais harmonioso dentro do concelho”, complementou.

No comunicado, a autarquia esclareceu que, como habitualmente, os acordos de cooperação entre Cantanhede e as freguesias foram estabelecidos de acordo com os princípios estabelecidos em anos anteriores e com a concordância dos presidentes de Junta.

A concretização destes apoios carece da aprovação pela Assembleia Municipal, bem como dos respetivos órgãos autárquicos das freguesias.