Coimbra

Câmara de Arganil isenta comércio local de taxas por três meses

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 06-01-2021

A Câmara de Arganil decidiu isentar os cafés, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do pagamento de taxas municipais no primeiro trimestre do ano, informou hoje o presidente da autarquia.

PUBLICIDADE

Luís Paulo Costa disse à agência Lusa que o executivo camarário, na reunião ordinária realizada na terça-feira, aprovou estas medidas por unanimidade, face ao agravamento no concelho da situação epidemiológica relacionada com covid-19.

PUBLICIDADE

Segundo o presidente da Câmara, as ajudas à atividade económica por parte do município de Arganil, no interior do distrito de Coimbra, incluem agora “apoio ao pequeno comércio”, através da isenção temporária das taxas que os estabelecimentos teriam de pagar à autarquia, designadamente por publicidade e funcionamento das esplanadas em espaço público.

“Sem prejuízo de reavaliarmos a situação”, no final de março, a medida abrange igualmente as taxas cobradas aos feirantes pelo chamado terrado, no mercado e na feira semanal da vila, adiantou o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

Na quinta-feira, deverão terminar os testes à covid-19 que a autarquia, em articulação com as autoridades de saúde, está a realizar a cerca de 300 trabalhadores do município e juntas de freguesia, além dos membros dos respetivos executivos.

“É a altura adequada para fazermos este despiste. Cem testes já estão feitos e na quinta-feira deverá ser concluída a testagem”, acrescentou.

A Câmara de Arganil fez um novo apelo à população, na terça-feira, avisando que o número de infetados no concelho “cresceu consideravelmente desde a última atualização da Administração Regional de Saúde do Centro”.

Perante os 65 casos ativos (mais 27) e 156 casos recuperados (mais 15), a Câmara realçou que “os dados são preocupantes e vão originar a saída de Arganil da lista de concelhos de risco moderado, passando a integrar a lista de concelhos de risco elevado ou muito elevado aquando da renovação do estado de emergência, para o período de 08 a 15 de janeiro”.

“O momento exige um esforço coletivo acrescido e requer que encaremos com a devida seriedade e responsabilidade o cumprimento das medidas em vigor e as recomendações das autoridades de saúde pública. Prevenir o contágio do novo coronavírus está nas mãos de todos nós”, é defendido na nota da autarquia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE