Primeira Página

Câmara de Ansião com 12,9 ME no orçamento do próximo ano

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 04-12-2020

O orçamento da Câmara de Ansião para 2021 é de 12,9 milhões de euros, mais um milhão de euros do que o valor deste ano, disse hoje o presidente da autarquia, António José Domingues.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o presidente deste município do distrito de Leiria destacou “duas funções essenciais” do documento, as económicas e as sociais.

PUBLICIDADE

Nas funções económicas, com um valor de 4,3 milhões de euros, António José Domingues referiu a ampliação do Parque Empresarial do Camporês, com um custo de 1,89 milhões de euros e que vai permitir a criação de 23 novos lotes.

“O investimento está para arrancar no início do próximo ano e pretende fixar empresas e, por via disso, o aumento do emprego. E, através desse emprego, a fixação de população”, afirmou o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto de eficiência energética para parte do concelho, no valor de 900 mil euros, e a recuperação de estradas e caminhos nas seis freguesias, de 1,5 milhões de euros, são outros investimentos elencados pelo presidente da Câmara.

Nas funções sociais, com 2,1 milhões de euros orçamentados, António José Domingues exemplificou “todo o apoio prestado ao nível do pré-escolar e do 1.º ciclo” na alimentação e transportes, sendo que neste último caso são gratuitos até ao 12.º ano.

“Há um conjunto de apoios aos munícipes, alguns diretos, outros indiretos através da assunção de despesas”, explicou, realçando, por outro lado, o compromisso de transferir 2% do orçamento para as freguesias.

Segundo o autarca, em 2021 as juntas vão receber um total de 199 mil euros quando em 2017 receberam 90 mil euros.

“É um compromisso que assumi de descentralizar, dar mais competências para as juntas executarem os seus programas a favor da população”, disse, apontando, ainda, as transferências para as juntas por via dos contratos interadministrativos.

“Em 2019, 2020 e 2021, iremos investir 180 mil euros nestes três anos”, esclareceu.

Perante a pandemia de covid-19, o município “teve de se ajustar”, reconheceu o autarca, adiantando que o Fundo Municipal de Emergência terá 100 mil euros de 2021.

“O que desejamos é que esta situação possa ser o mais rapidamente ultrapassada”, declarou, considerando que as “empresas precisam de esperança e de mercado e as pessoas de tranquilidade”.

António José Domingues acrescentou que vai ser elaborado um plano estratégico para o concelho com o horizonte de uma década.

“Entendemos que o município tem de definir as suas grandes prioridades e capacidades de crescimento e desenvolvimento, atento às verbas comunitárias, para estar preparado para avançar com investimentos estruturantes”, justificou, assegurando que “o estudo aprofundado vai auscultar instituições e empresas, para definir uma estratégia e visão a 10 anos”.

O orçamento, aprovado pela maioria socialista na Câmara, vai ser debatido e votado na sessão da Assembleia Municipal prevista para dia 11.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE