Primeira Página

Câmara de Ansião antecipa apoios a bombeiros e coletividades

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-05-2020

O Município de Ansião vai antecipar os apoios aos bombeiros municipais e às coletividades do concelho, tendo em conta as dificuldades financeiras causadas pela pandemia de covid-19, anunciou hoje a Câmara.

PUBLICIDADE

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ansião vai receber um subsídio excecional de 10.000 euros e a antecipação, para este mês, do remanescente do apoio ordinário aprovado para 2020, no valor de 38.000 euros, anunciou hoje o Município de Ansião, no distrito de Leiria, noticia a Lusa.

PUBLICIDADE

Esta medida foi avançada “considerando as manifestas dificuldades financeiras causadas na corporação pela pandemia, devido à redução dos serviços remunerados e ao acréscimo na despesa com a aquisição de equipamento de proteção individual”.

No âmbito do combate à propagação do novo coronavírus, o município já entregou ‘kits’ de equipamento de proteção individual e alargou o prazo de pagamento de encargos da associação.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarquia liderada por António Domingues aprovou ainda a antecipação dos apoios às coletividades e entidades concelhias num valor superior a 40 mil euros.

Considerando o impacto económico das medidas de confinamento decorrentes da pandemia por covid-19, nomeadamente o cancelamento ou a suspensão das atividades previstas no plano anual destas entidades, o Município irá permitir a solicitação da antecipação por duodécimos, no presente mês de maio, do financiamento que se previa ser atribuído até ao final do mês de setembro, refere uma nota de imprensa.

Os mesmos fundamentos e propósitos abrangem também a CASAN – Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Beirão, no âmbito do protocolo celebrado para a constituição do Gabinete de Apoio Técnico ao Desenvolvimento Rural, no valor de 3.166 euros, e a Associação Florestal do Concelho de Ansião, à luz do protocolo para a cooperação nos domínios da gestão florestal e da proteção civil, no montante de 3.100 euros.

No setor do desporto, além do apoio regular, têm sido apoiadas a recuperação de atletas, a inscrição de atletas em formação de todas as modalidades praticadas no concelho e ainda a gratuitidade dos transportes no âmbito da formação.

As coletividades culturais e recreativas, nas suas diferentes valências, têm visto também aumentados os apoios, designadamente na formação, seja na música, seja na dança, e no folclore federado, como garantia da manutenção da autenticidade na recriação das danças e cantares tradicionais, que acrescenta valor à etnografia da região, informa ainda a autarquia.

Os pedidos de isenção de taxas de transporte e os apoios extraordinários a atividades não previstas nos seus planos anuais têm merecido “a melhor atenção da parte do município”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE