Cidade

Câmara dá mais 2 milhões de euros aos SMTUC

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 22-01-2016

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá analisar e votar, na reunião da próxima segunda-feira, a atribuição de um subsídio de quase dois milhões de euros aos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

PUBLICIDADE

smtuc

O montante destina-se, segundo a autarquia,  a cobrir o custo social dos transportes no primeiro trimestre do presente ano.

PUBLICIDADE

Em concreto, a comparticipação é de 1.938.824,25 euros (646.274,75 euros mensais, referentes a janeiro, fevereiro e março).

A autarquia liderada por Manuel Machado recorda que “em Coimbra, o custo social dos transportes é inteiramente suportado pela CMC, ao contrário de cidades como Lisboa e Porto, que recebem “indemnizações compensatórias” do Estado central para esse fim”.

PUBLICIDADE

publicidade

O custo social dos transportes é a diferença entre o que custa realmente o transporte e o valor – inferior a esse custo efetivo – que é pago pelos utentes quando adquirem senhas ou passes mensais, sendo que o tarifário dos SMTUC não tem sofrido alterações nos últimos anos.

Além dos subsídios à exploração, cuja previsão para a totalidade de 2016 ronda os 7,7 milhões de euros, a CMC financia o custo social dos transportes através da receita dos estacionamentos que, em 2015, registou 914.037,36 euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE