Região

Câmara da Lousã defende intervenções urgentes nas estradas nacionais do concelho

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 17-10-2023

A Câmara Municipal da Lousã defendeu junto da Infraestruturas de Portugal (IP) a antecipação das intervenções previstas para três estradas nacionais que atravessam o concelho, face à urgência de resolver a falta de segurança daquelas vias.

PUBLICIDADE

O município (liderado pelo PS) fez uma exposição ao Governo e à IP numa carta enviada a 25 de setembro, exigindo que as intervenções previstas na estrada nacional 342 (EN342), estrada nacional 17 (também conhecida como Estrada da Beira) e estrada nacional 236 (EN236) sejam realizadas “com a maior brevidade possível”, afirmou hoje a autarquia, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Na reunião do executivo de hoje, os vereadores do PSD apresentaram um voto de protesto sobre o estado das estradas nacionais que atravessam o concelho, exigindo a necessidade de medidas de proteção naquelas vias, voto que foi subscrito por todo o executivo, referiu a Câmara da Lousã.

PUBLICIDADE

Na carta enviada à IP, aquela autarquia do distrito de Coimbra refere que não concorda com o calendário definido para as intervenções, “nomeadamente na EN342, cujos trabalhos estão previstos para o primeiro trimestre de 2024, e na EN17 e EN236″, em que a Câmara tem indicação de que os trabalhos só deverão ser realizados em 2025.

“A falta de segurança destas vias e atendendo à aproximação da época de chuva, onde ainda se torna mais difícil circular, vimos pelo presente apelar a vossas excelências para que as necessárias intervenções possam ser antecipadas e ainda realizadas durante o presente ano, evitando assim possíveis ocorrências que serão reais, caso estas intervenções não sejam realizadas com a maior brevidade possível”, refere a missiva, citada na nota de imprensa.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a mesma nota, a Câmara da Lousã apontou várias “questões de segurança, nomeadamente com a cada vez mais preocupante e insatisfatória sinalização horizontal, em todas as vias referidas”.

“É nosso entendimento que a sinalização horizontal existente não cumpre a sua função, estando em causa a segurança dos milhares de utilizadores destas vias, especialmente no inverno e à noite, onde se torna extremamente perigoso circular nestas vias”, criticou.

Na carta, o município presidido por Luís Antunes solicita ainda uma intervenção mais profunda para resolver alguns “pontos críticos no que respeita à sinistralidade, especialmente na EN342”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE