Região

Câmara da Lousã com empreitada de 350 mil euros para melhorar mobilidade urbana

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 05-08-2022

 A Câmara da Lousã tem em curso uma empreitada de 350 mil euros (mais IVA) com vista à melhoria da circulação pedonal e ciclável naquela vila do distrito de Coimbra, afirmou hoje a autarquia.

PUBLICIDADE

A empreitada está a ser executada no âmbito do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável e é financiada por fundos comunitários, referiu a Câmara da Lousã, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O projeto prevê a melhoria da circulação pedonal e ciclável nas ruas António Zeferino Cândido, Sanches da Gama, Gil D’Orey (junto à Escola Básica n.º 2) e parte da Abel Batista e da Gil Vicente (junto à Escola Secundária da Lousã), informou o município.

PUBLICIDADE

“A intervenção contempla a reformulação de passeios, construção ou marcação de ciclovia, criação ou dimensionamento de lugares de estacionamento, instalação de mobiliário urbano, construção de passadeiras, melhoria da sinalização vertical e horizontal e ajustes à iluminação pública existente”, aclarou.

Junto à entrada da Escola Básica n.º 2, “a via será alargada permitindo a instalação de ciclovia, via dedicada à chegada e partida de alunos, passeio e mantendo a circulação e o estacionamento existente”, disse o município.

PUBLICIDADE

publicidade

“Nesta intervenção será também construída uma nova entrada e portaria para o referido equipamento escolar, assim como prolongada a cobertura existente e criada uma zona de espera para os transportes públicos”, acrescentou.

O município refere que nesta empreitada foram abatidas 18 árvores, com a autarquia a comprometer-se a fazer “a devida compensação com a plantação de um número superior nos diversos espaços a intervir”.

A empreitada foi projetada pelo gabinete de arquitetura Less is Green e executada pela empresa Carlos Gil, ambas do concelho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE