Região

Câmara da Lousã aprova apoios às família no valor de 180 mil euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 20-12-2021

A Câmara Municipal da Lousã aprovou hoje protocolos de apoio às famílias que rondam os 180 mil euros, num investimento que “praticamente duplicou comparativamente com o antes da pandemia”, revelou fonte da autarquia.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, a vice-presidente da Câmara Municipal da Lousã, Henriqueta Oliveira, explicou que os protocolos de apoio visam assegurar “as antecipações e os prolongamentos de horário para crianças do pré-escolar”.

“Neste contexto de pandemia e para não quebrar aquilo que são os grupos turma, temos de ter uma resposta mais alargada para não misturar meninos de turmas diferentes. Ou seja, tivemos de praticamente de duplicar a oferta que tínhamos antes da pandemia e isso obriga a um esforço maior”, revelou.

PUBLICIDADE

Os protocolos de colaboração, aprovados em reunião do executivo, serão estabelecidos com o Agrupamento de Escolas da Lousã, ACTIVAR, Associação Recreativa, Cultural e Social das Gândaras, Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Serpins, no âmbito das políticas municipais de apoio às famílias.

No caso das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), atendendo à pandemia, “os protocolos a estabelecer estarão em vigor entre janeiro e julho de 2022”, contemplando “até 260 crianças”.

PUBLICIDADE

publicidade

No que respeita aos centros de Atividades de Tempos Livres (CATL), “serão protocoladas a cedência de equipamentos e instalações que possibilitem este serviço a crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico do concelho”.

De acordo com a autarquia da Lousã, estes serviços são assegurados por monitores com formação na área.

Para além do apoio monetário, “a autarquia assume ainda a cedência e manutenção de instalações e mobiliário para o funcionamento das atividades, assim como outros apoios logísticos, como, por exemplo, a realização periódica de ações de formação para os monitores envolvidos nestas atividades”.

Estes protocolos e apoios definidos enquadram-se nas medidas de apoio às famílias, que “contemplam outras medidas como a Ação Social Escolar, tarifas sociais, apoio à aquisição de cadernos e fichas de atividades e material, transportes escolares, dentro e para fora do concelho, diversos projetos educativos e outros apoios sociais”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE