Coimbra

Câmara da Figueira da Foz abre concurso para dragagem do Portinho da Gala

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 11-03-2014

A Câmara da Figueira da Foz vai proceder à dragagem do Portinho da Gala para melhorar as condições de atracagem dos barcos de pesca artesanal, disse hoje uma fonte da autarquia.

PUBLICIDADE

A vereadora Ana Carvalho disse à agência Lusa que a obra visa responder às queixas dos pescadores que se dedicam à captura de peixes, lampreias e bivalves, entre outras espécies, no estuário do rio Mondego.

Devido ao assoreamento, “os pescadores não conseguiam ir pescar”, sobretudo durante a maré baixa, adiantou.

PUBLICIDADE

A dragagem do Portinho da Gala, no braço Sul do Mondego, visa “melhorar as acessibilidades e as condições de atracagem” das pequenas embarcações.

A obra, que “não estava prevista” e obrigou a uma alteração do orçamento da Câmara da Figueira da Foz para este ano, “foi espoletada pelas queixas dos pescadores”, indicou Ana Carvalho, responsável pelos pelouros do ambiente e ordenamento do território.

PUBLICIDADE

publicidade

O Departamento de Obras Municipais e Ambiente, em anúncio publicado hoje no Diário da República, abriu um concurso público para a realização da empreitada, pelo preço base de 114 mil euros.

A proposta vencedora deverá ser conhecida ainda este mês, segundo a vereadora, mas os trabalhos, com um prazo de execução de 45 dias, só começarão após terem sido analisados os detritos acumulados junto ao Portinho da Gala, a fim de evitar eventuais contaminações.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE