Coimbra

Câmara convida para visita aos “Mercados de Coimbra”. Grátis!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 17-05-2019

Dando seguimento à iniciativa de promoção de um conjunto de visitas guiadas, subordinadas a temas diversos, a diferentes monumentos e locais emblemáticos da cidade, através dos quais se percorre um pouco da história e cultura locais, a Câmara Municipal de Coimbra promove mais um evento.

PUBLICIDADE

No dia 23, às 15:00, pode visitar e conhecer “Mercados de Coimbra”.

PUBLICIDADE

Vai ficar a conhecer a história dos mercados da cidade e do seu contributo para o desenvolvimento da economia local, das vivências e das tradições de Coimbra.

Contando com a existência de alguns mercados ancestrais, tais como o Mercado de S. Bartolomeu e o Mercado de Sansão, que regularmente se realizavam na cidade, Coimbra vê surgir com alguma controvérsia o Mercado D. Pedro V, no espaço onde hoje o conhecemos.

PUBLICIDADE

publicidade

Inaugurado a 17 de novembro de 1867, ficaria para sempre ligado às vivências da cidade, nomeadamente à designada “Revolta do Grelo”. Neste mercado, viria a construir-se, em 1907, o Pavilhão do Peixe de autoria do arquiteto Silva Pinto, que constitui um interessante exemplar da arquitetura do ferro e do vidro”.

O objetivo desta visita é proporcionar aos visitantes a possibilidade de conhecer os espaços dos antigos mercados da cidade e a sua história, aludindo às tradições e vivências citadinas, que contribuem para a promoção da identidade histórico-cultural de Coimbra.

As visitas guiadas realizam-se com um mínimo de 10 pessoas e um máximo de 30. Os interessados devem fazer a sua inscrição, via telefónica ou presencial, na Câmara Municipal de Coimbra (Casa Aninhas – 239 857 500 ou Casa Municipal da Cultura – 239 702 630). 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE