Cidade

Câmara confirma que vai exercer direito de preferência sobre prédio do Salão Brazil

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 20-11-2019

A Câmara de Coimbra confirma que vai comprar, por cerca de um milhão de euros, o edifício na Baixa histórica da cidade onde está instalado o Salão Brazil,

PUBLICIDADE

A aquisição do prédio, com recurso ao exercício do direito de preferência, visa assegurar “a continuidade da dinamização de atividades socioculturais” já existentes ali, nomeadamente do Jazz ao Centro Clube, que poderiam ser postas em causa com a “transação do imóvel para investidores privados”, foi anunciada em primeira mão por NDC.

O presidente da Câmara de Coimbra, o socialista Manuel Machado, vai “propor ao restante executivo municipal o exercício do direito de preferência” do emblemático prédio do Salão Brazil, no Largo do Poço, anunciou a autarquia numa nota enviada hoje à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A medida, “visando a dinamização e expansão socioculturais já presentes naquele edifício, conforme expresso no Plano Estratégico de Reabilitação Urbana, no âmbito da ARU [Área de Reabilitação Urbana] Coimbra Baixa”, surge depois de a autarquia ter tido conhecimento da venda do imóvel.

Deu entrada, “já neste mês de novembro, um anúncio no site “Casa Pronta” indicando que o prédio em questão iria ser vendido a um investidor privado pelo valor de um milhão de euros”, refere a Câmara.

PUBLICIDADE

publicidade

Mas, sublinha, o facto de o imóvel se situar na ARU Coimbra Baixa e em Zona Especial de Proteção do Património Mundial da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia “faz com que o município possa exercer o direito de preferência”.

O site “Casa Pronta” é uma ferramenta disponibilizada pelos serviços do Ministério da Justiça que permite realizar de forma imediata todas as formalidades necessárias à compra e venda de prédios urbanos, mistos ou rústicos.

“O edifício [do Salão Brazil] é visto pela autarquia como uma ancoragem de atividades socioculturais na Baixa” da cidade, sublinha a Câmara de Coimbra.

A vereadora da Cultura, Carina Gomes, citada pela Câmara, destaca a “relevância cultural do trabalho promovido pelo Jazz ao Centro Clube” naquele espaço.

“O edifício, a sua localização e as funções culturais que ali têm lugar constituem uma mais-valia estratégica para o importante processo que a Câmara Municipal vem desenvolvendo, em termos culturais e socioeconómicos, no âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027”, sustenta a vereadora.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE